Exame de Bioimpedância: o que é e qual sua importância?

Avaliação apresenta indicadores da composição corporal e serve para nortear as mudanças de hábitos necessárias para manter a saúde em dia.

A bioimpedância não é um exame indicado apenas para quem quer perder peso. Trata-se de uma avaliação bem completa sobre a composição corporal. Os resultados apontam a quantidade de água, massa muscular, massa gorda e gordura visceral, além da densidade óssea e taxa de metabolismo basal. Esses números são um norte para apontar que hábitos devem ser adotados para ter mais saúde, qualidade de vida e longevidade.
 
exame de bioimpedância é feito por balanças especiais, fabricadas com placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa todo o corpo. Essa corrente transita bem pela água e, por isso, tecidos muito hidratados, como os músculos, deixam a corrente passar rapidamente. Já a gordura e os ossos possuem pouca água e, dessa forma, a corrente tem maior dificuldade para passar. É dessa forma que é feita a medição (cálculos) sobre a composição corporal. Os resultados são bem precisos.
 
Normalmente, a avaliação bioimpedância é feita em consultórios e nutricionistas, endocrinologistas e em academias.

Como interpretar o exame de bioimpedância?

Os profissionais especializados em nutrição, emagrecimento e atividades físicas são os mais indicados para ajudar a entender todos os índices apontados pela balança. O exame de bioimpedância é a base para a elaboração de uma dieta alimentar em plano de exercícios para alcançar os objetivos desejados.
 
Confira agora quais são os principais indicadores da avaliação bioimpedância:
 
Peso corporal - conjunto de todos os tecidos do corpo, sendo massa magra, gordura corporal, água corporal e tecidos ósseos.
 
Gordura corporal - quantidade total de gordura distribuída pelo corpo. É representada em percentual.
 
Massa magra - quantidade de massa muscular de todo o corpo, representada em quilos.
 
Água corporal - quantidade de água no corpo dentro e fora das células. Identifica retenção de líquido e desidratação.
 
Gordura visceral - é toda a gordura que protege nossos órgãos vitais e, em excesso, se acumulam no fígado e no abdômen.
 
Todos esses itens devem ser observados por um profissional da saúde. Em excesso ou em falta podem ser porta de entrada para diferentes problemas de saúde.

Como se preparar para fazer o exame de bioimpedância:

Para garantir que os resultados sejam corretos, siga as instruções abaixo antes de fazer a avaliação bioimpedância:
  • Evitar comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores;
  • Beber 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores;
  • Não passar creme nos pés ou nas mãos.

Além disso, usar peças leves e pequenas para que o resultado seja o mais real possível.

Jornada da transformação

Como falamos neste post, o exame de bioimpedância é o primeiro passo para iniciar um estilo de vida saudável. Os beneficiários do GNDI Sul contam com uma ajuda extra para incluir uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios por meio de dois programas.

SOS Balança

O foco do S.O.S Balança é dar suporte para os beneficiários adotarem uma alimentação equilibrada:
 
Com duração de quatro meses e encontros quinzenais em grupo, os programas combinam atividades lúdicas e palestras realizadas por uma equipe de médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos
 
O programa também contribui, por meio de mudanças de hábitos, a minimizar sintomas de ansiedade e depressão. Hoje já ouviu falar na expressão mens sana in corpore sano? O dito popular traduz perfeitamente essa conexão entre a saúde física e mental, que também é trabalhada pelos profissionais do S.O.S Balança.

Em Movimento

Mexer o esqueleto faz bem para o corpo e para a mente e é algo que deve estar na rotina de quem quer adotar um estilo de vida saudável. O objetivo do programa é reduzir a população de sedentários e, para isso, disponibiliza treinamento teórico e prático de sete semanas via grupo de WhatsApp. Os participantes aprendem ainda sobre temas como autogestão (como organizar o seu tempo e fazer exercícios em casa), exercício físico que podem ser praticados em casa, e a importância da alimentação e da higiene do sono para a saúde.
 
Venha participar dos grupos de medicina preventiva do GNDI Sul e alcance bons resultados no seu exame de bioimpedância. Para saber mais e se inscrever, acesse o link: bit.ly/gruposgndisul.