Região Sul apresenta avanço e aumento de casos em nova onda de Covid-19

Há um ano, em 2021, vivenciamos o avanço da variante Ômicron no Sul do país. Agora, no último trimestre de 2022, fomos pegos de surpresa por uma nova onda de coronavírus circulando pelo Brasil que chegou com força total, afetando, principalmente, essa região. Intitulada de BQ.1, sub variante da Ômicron, essa cepa já gerou alerta para infectologistas e governos dos estados com relação ao cuidado com a saúde e percepção no aumento considerável de casos. A orientação das autoridades, inclusive, é a necessidade de manter os cuidados e o retorno do uso de máscaras.

 

Nos últimos meses, o índice positivo para casos de Covid-19 no país quadruplicou. E dados do dia 16 de dezembro apontam que, nos últimos 14 dias, a média móvel de mortes está em + 42% e indica tendência de alta. Nas últimas 24 horas foram registradas 197 mortes por Covid-19 e a média móvel está em 128. Os dados são do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Em Curitiba, capital do Paraná, o boletim semanal da covid-19 em Curitiba, publicado na quarta-feira (14/12), mostra que a capital paranaense registrou nos últimos sete dias (de 7/12 a 13/12) 9.283 novos casos da doença – uma média de 1.326 por dia. Também foram divulgadas 14 mortes por covid-19 – em média, duas por dia - no mesmo período. Na última terça (13/12), eram 8.450 casos ativos na capital do Paraná.
 
 
Redobre os cuidados
 
 
Se comparada a outras variantes, de acordo com cientistas, esta nova cepa detectada no Brasil e em mais de 40 países não apresenta evidências claras de que possa causar um avanço da doença ainda mais severo. Em contrapartida, a BQ.1 pode ser mais resistente aos anticorpos e apresentar uma maior transmissibilidade. Por isso e, com a proximidade das festas de final de ano, é imprescindível redobrar os cuidados e manter a carteira de vacinação em dia com as doses de reforço.
 
 
Além disso, um estilo de vida saudável auxilia no controle e proteção contra o coronavírus. Entretanto, seguir as medidas indicadas pelo Ministério da Saúde aumentam as chances no combate contra a Covid-19 e, inclusive, evita a disseminação de outros vírus pelo ar. Dezembro avança e, com a chegada das celebrações de Natal e Ano Novo, é preciso priorizar locais e ambientes arejados para os encontros. Afinal, cuidar da sua saúde e dos seus é um gesto de amor à vida e que combina com o espírito natalino.
 
Relembre como você deve se proteger:
 
 
- Distanciamento social: procure manter-se a uma distância física de, no mínimo, 1 metro de outras pessoas, especialmente se não forem do seu círculo de convivência familiar.
 
 
- Etiqueta respiratória: use máscaras recomendadas pelas autoridades e cubra nariz e boca. Ao tossir ou espirrar, prefira usar o antebraço e nunca as mãos. Tente não tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
 
 
- Higienização das mãos: manter as mãos higienizadas é a forma mais efetiva na diminuição da disseminação de doenças respiratórias. Por isso, é recomendado que você higienize suas mãos com frequência ou carregue consigo um álcool em gel. Faça uso contínuo dessa higienização e limpeza.
 
 
- Tenha uma boa assistência médica: é fundamental que você conte com o suporte e indicação de uma boa assistência médica em caso de dúvidas ou sintomas de Covid-19. O GNDI Sul conta com Unidades da sua Rede Própria preparadas para atender casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus.
 
 
Além de todo o protocolo de saúde, temos uma equipe médica referência no atendimento de todos os casos. Por isso, caso você esteja com sintomas gripais leves ou seja um paciente assintomático, dê preferência ao Pronto Atendimento via Telemedicina e evite a exposição a ambientes de risco à sua saúde. E mais: procure o Pronto Atendimento presencialmente apenas em casos de sintomas graves. Se ainda não conhece nossas ofertas de serviço, o GNDI Sul possui diversos planos de assistência médica e, certamente, um deles se encaixa para o que você precisa. Para conhecê-los e saber mais, acesse: https://gndisul.com.br/orcamento.