Como evitar a insolação?

O verão está chegando e, logo, logo, a temporada de praias e piscinas está aberta. Como as atividades ao ar livre são mais frequentes nesta época do ano, algumas pessoas adoecem por conta do excesso de sol.

 
Você sabe o que é insolação? Esse problema é uma consequência da exposição excessiva aos raios solares e ao calor. Pode ter complicações sérias e, em alguns casos, pode até ser fatal. O quadro surge quando a temperatura corporal aumenta de forma muito rápida e o mecanismo de transpiração não consegue dar conta de resfriar o corpo.
 
 
 É dessa forma que as pessoas com insolação começam a sentir um mal-estar, que indica que alguma coisa está errada no organismo. Os principais sintomas da insolação, em quadros leves, incluem ainda: dor de cabeça, náusea e ânsia de vômito, tonturas, visão turva e confusão mental. Se o problema se agravar podem ocorrer desmaios e as pessoas podem ficar com as extremidades do corpo arroxeadas e até entrar em coma.
 
 
Para evitar casos graves de insolação, o recomendado é buscar ajuda médica assim que surgirem os primeiros sinais de desconforto em virtude da exposição solar e das altas temperaturas.
 
 
Outras atitudes simples também podem ser tomadas para melhorar os sintomas. São elas: ficar em um ambiente fresco e ventilado para que seu organismo atinja a temperatura ideal; evitar as aglomerações, que aumentam a temperatura do ambiente, geram estresse e sensação de sufocamento; ficar de repouso, para ajudar seu corpo a se recompor; beber água para ajudar a baixar a temperatura corporal; e tomar banhos gelados e fazer compressas geladas também são medidas que ajudam a regular a temperatura do organismo.
 
 
4 dicas para evitar insolação
 
Os leitores do nosso blog já sabem que acreditamos que a prevenção é sempre o melhor remédio! Confira algumas dicas que podem evitar a insolação para que você aproveite o verão esbanjando saúde!
 
 
1. Evite o sol em horários de pico
 
Ficar exposto ao sol ao meio-dia, por exemplo, quando a radiação é mais intensa é perigoso mesmo com a utilização do protetor solar. Além do aumento da temperatura corporal, que causa a insolação, as queimaduras podem causar incômodo e desencadear, a médio e longo prazo, casos de câncer de pele, um dos tipos mais comuns da doença.
 
 
2. Alimentação leve
 
Os alimentos leves facilitam o processo digestivo. Dessa forma, sobra mais energia para o organismo gastar com outras funções básicas, como a regulagem da temperatura corporal. Frutas, vegetais in natura, saladas e lanches naturais são os melhores alimentos para consumir nos dias de calor excessivo e durante a exposição solar.
 
 
3. Hidratação
 
Beba, pelo menos, 2 litros de água. Se houver dificuldade de beber água, escolher a água de coco, que é rica em vitaminas e minerais, sucos de frutas e chás gelados. As águas saborizadas, com pedaços de frutas (limão, laranja, abacaxi, morango e maçã) e especiarias (como gengibre e canela) também são uma ótima opção para se manter hidratado no verão.
A hidratação é importante, sobretudo, para quem pratica exercícios no verão, por conta da transpiração. É necessário beber bastante água para compensar o líquido que é eliminado no suor.
 
 
E é sempre bom lembrar: não esqueça do boné e roupas com proteção solar para encarar as atividades físicas em dias de temperaturas altas.
 
 
4. Roupas frescas
 
Tecidos leves, cores claras, regatas, calçados abertos, bonés e chapéus são a cara do verão! E para completar o look não esqueça dos óculos escuros.
 
 
As roupas frescas evitam a transpiração em excesso e também contribuem para manter a temperatura corporal regulada.
Agora que você já sabe como cuidar da sua saúde nos dias quentes é só fazer a contagem regressiva e esperar a estação mais queridinha do ano chegar! Afinal, há quem acredite que os melhores calmantes do mundo são a água com sal, os pés descalços na areia e a brisa de uma tarde de verão.