Como preparar sopas saudáveis no inverno?

Alimentação saudável mantém a imunidade em dia e evita gripes e resfriados

 

O inverno está batendo à nossa porta. Com as baixas temperaturas, a vontade é de ficar debaixo das cobertas e apreciar uma comida bem quentinha. E para enfrentar o ar gelado lá fora é necessário muito mais do que várias camadas de roupas: é preciso manter a alimentação equilibrada para evitar as doenças oportunistas da estação, como as gripes e os resfriados.
 
 
A boa notícia é que cuidar da imunidade é uma forma de proteger o organismo. E quando falamos da resistência do corpo a alimentação saudável é a primeira aliada. Os caldos são repletos de nutrientes e trazem aquele quentinho para o corpo e para o coração nas noites frias. Abuse dos legumes e das verduras nas sopas.
 
 
Preparações com excesso de carboidratos (macarrão, arroz, batata) ou gordura (creme de leite, queijo ralado) podem engordar muito mais que um prato de comida. É preciso respeitar a composição adequada de nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, assim como em qualquer outra refeição. Fazer as escolhas certas no preparo é essencial para que o prato não fique calórico e gorduroso. Assim, você vai ficar em paz com a balança quando a primavera chegar.
 
 
Aquela receita da vovó, a canja de galinha, é uma boa pedida: o cozimento da carne libera a cisteína, um aminoácido não-essencial que auxilia a manter o bom funcionamento do sistema de defesa do organismo. Vale também investir no tempero: o alho, além de deixar o prato mais saboroso, é reconhecido por sua ação anti-inflamatória e antibacteriana.
 
 

Dicas da nutricionista do GNDI Sul, Danusa Yanes (CRN 1317 PR), para preparar sopas saudáveis

 
 
1. Evite cair na rotina, faça variações e intercale o consumo de sopa à outras preparações.
 
 
2. A sopa é uma ótima opção para o jantar, quando a digestão é mais lenta e o corpo precisa de menos energia. Não pesa no estômago e ajuda a ter uma boa noite de sono.
 
 
3. Prefira as ervas naturais e desidratadas para temperar. Sopas e caldos prontos não são adequados para substituir uma refeição, pois são ricos em sódio (sal) e podem aumentar a pressão arterial. Além disso, são cheias de componentes químicos para dar sabor, cor e aroma.
 
 
4. Faça seu próprio sal de especiarias. Utilize 1/2 xícara de sal grosso + 5 colheres de sopa de ervas secas (uma de cada: tomilho, orégano, manjericão, alecrim, alho desidratado) + 1 colher de sopa de açafrão da terra e páprica doce + 1 colher de chá gengibre em pó e noz moscada +1 colher de café de canela e pimenta caiena + 1/3 de xícara de gergelim torrado. É só bater tudo no liquidificador e armazenar em um vidro bem fechado.
 
 

Receitas para aquecer o cardápio de inverno

 
 

Receita de caldo de legumes para substituir caldos prontos

 
 
Ingredientes:
 
 
• 2 litros de água
• 1 cenoura grande
• 2 folhas de louro
• 2 dentes de alho
• 1 cebola grande
• 100g de salsão
• 1 maço de ervas aromáticas
• sal e pimenta do reino a gosto.
 
 
Modo de preparo:
 
 
Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo por 1 hora. Peneire e reserve. Esse caldo pode ser feito previamente e mantido congelado por até 3 meses.
 

Receita de sopa de inhame, abóbora cabotiá e carne moída

 
 
Ingredientes:
• 350 g de cará ou inhame cru cortado em cubos pequenos
• 600 ml de caldo de legumes
• 250 g de carne moída
• 1 xícara de abóbora japonesa descascada e picada
• Alho e cebola bem picados
• Azeite, sal, pimenta-do-reino moída na hora, salsinha e cebolinha picadas a gosto.
 
Modo de preparo:
 
 
Refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente a carne moída. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Quando a carne estiver dourada, acrescente o cará ou inhame, a abóbora e o caldo de legumes. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar bem por uns 30 a 40 minutos, até o cará e a abobora começar a desmanchar. Mexa durante o processo, para não grudar no fundo da panela. Acerte os temperos. Sirva decorada com cebolinha picadinha.