ANS estabelece reajuste 2022 para Planos Individuais e Familiares

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que os planos de saúde individuais e familiares regulamentados terão reajuste de 15,5% (quinze vírgula cinco porcento) no período de maio de 2022 a abril de 2023, a partir do mês de aniversário do contrato.

 

 
 
Esse é o menor índice de reajuste da série histórica dos planos de saúde individuais e familiares regulamentados.
 
 
Se considerados o reajuste de 15,5% anunciado pela ANS em 2022 e o reajuste negativo (desconto) de 8,19% aplicado em 2021, o reajuste equivale a um aumento de 2,97% por ano nesses dois anos de pandemia de Covid-19. Isso garantiu um fôlego extra para o consumidor no auge da pandemia e, agora, com a flexibilização das medidas de restrição, o avanço da vacinação e a retomada das atividades, o reajuste anunciado pela ANS garantirá a sustentabilidade da operação do seu plano de saúde (princípio do mutualismo).
 
VOCÊ SABIA?
 
 
O valor do seu plano de saúde é impactado por fatores como a inflação, o aumento ou queda da frequência de uso do plano de saúde e os custos dos serviços médicos e dos insumos, como produtos e equipamentos médicos. Dessa forma, o índice de reajuste dos planos individuais e familiares reflete o comportamento das despesas assistenciais no ano anterior. Logo, em 2020, com a redução da frequência de utilização, em função da pandemia, a ANS definiu um reajuste negativo (desconto) de 8,19%. Em 2021, com a retomada gradativa da utilização dos serviços de saúde e o aumento dos custos no setor, o índice de reajuste anunciado pela ANS retrata esse aumento de despesa.
 
Entenda como será aplicado o reajuste para planos individuais/familiares regulamentados
 
A partir de julho, você receberá o boleto com a nova mensalidade reajustada. A título de exemplo, considerando a mensalidade de um plano de saúde no valor de R$ 100 (cem reais), a nova mensalidade reajustada, a partir do mês de julho, será de R$ 115,50 (cento e quinze reais e cinquenta centavos).
 
Confira no link abaixo como será aplicado o reajuste: