É científico: meditar faz bem para o corpo e para a mente

Conheça o grupo online do GNDI Sul “Pílulas de Atenção Plena” que ensina técnicas de relaxamento e conexão com o momento presente para amenizar ansiedade

 

Você sabia que o GNDI Sul incluiu as práticas da meditação na linha de cuidados coordenados dos pacientes? Nosso foco é cuidar da saúde por inteiro, o que significa que os beneficiários são assistidos nas esferas da saúde física e mental. Afinal, essa conexão é indispensável para a qualidade de vida e está relacionada à ideia de um organismo vigoroso e saudável. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social; e não somente ausência de afecções e enfermidades.
 
 
Por meio do Centro de Qualidade de Vida (CQV), os beneficiários do GNDI Sul podem participar do grupo “Pílulas de Atenção Plena”, que estimula o pensamento equilibrado e um olhar positivo sobre a vida diante das dificuldades.
 
 
E não é apenas conversa de psicólogo: há justificativas biológicas para aliar a meditação a tratamentos da medicina convencional. O mindfulness diminui os níveis de cortisol, que é justamente o hormônio do estresse, um dos responsáveis pelo aumento da pressão arterial, por exemplo, que traz consequências graves para a saúde.
 
 
O programa é bem visto pelos beneficiários e muitos participantes já sentiram na pele as mudanças positivas provocadas pela meditação. Camila de Fátima Souza Baumel é uma delas e elogia a iniciativa do GNDI Sul. “Poder fazer essa pausa, com a ajuda de pessoas engajadas a fazer o bem para os outros e reavaliar a forma como vemos o mundo é muito bom”, analisa.
 
 
Luiza Marinho Lopes também conseguiu tirar os pés do acelerador com a ajuda dos exercícios de atenção plena. "As pausas diárias foram algo que me dediquei e as percebo como um caminho para ter mais frequência nas meditações. Consegui estar mais presente nos meus estudos e respirar com consciência quando estava incomodada com um problema”, conta.
 
 
Os encontros do grupo “Pílulas de Atenção Plena” são realizados online e você pode participar do conforto do seu lar.
 

A história da meditação

 
 
A técnica de controlar o pensamento acelerado e aprender a focar no momento presente é conhecida como mindfulness, atenção plena ou meditação. A prática inspira estudos desde a década 1970 e vem mostrando sua eficiência não apenas para tratamentos de estresse, depressão e ansiedade, que são transtornos mentais, mas também para doenças crônicas como diabetes, hipertensão e dor crônica.
 
 
Confira a seguir algumas dicas que vão te ajudar a iniciar a prática da meditação.
 
 

1. Comece o dia com a meditação

 
 
Recomenda-se meditar pela manhã, quando a mente está menos atribulada com os compromissos e os conflitos que surgem ao longo da jornada. Mas se não conseguir praticar ao despertar, encaixe na sua agenda um horário para fazer uma pausa diária. Os minutos que serão dedicados ao mindfulness vão tornar seu dia mais produtivo e leve.
 
 

2. Busque um ambiente aconchegante e confortável

 
 
Esvaziar a mente exige concentração. Encontre um lugar calmo, preferencialmente livre de movimentos de pessoas ou barulhos. Escolha um tapete ou apoio confortável para meditar. Sente-se com as pernas cruzadas ou com os pés no chão, mantendo a coluna reta.
 
 
Outra dica é preparar o ambiente para fazer o ritual: músicas calmas, velas e incensos vão te ajudar a entrar no clima e relaxar.
 
 

3. Inspire e expire

 
 
Respirar fundo, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca, é uma forma de manter o corpo relaxado. A respiração é uma grande aliada para eliminar as toxinas do corpo porque aumenta a oxigenação celular.
 
 
A contribuição da respiração para a saúde é citada no livro "The Healing Power of the Breath" (O Poder de Cura da Respiração). Nele, cientistas americanos relatam quando mudamos conscientemente a maneira como respiramos, mandamos sinais para o cérebro ajustar o ramo parassimpático do sistema nervoso. Esse processo pode diminuir a frequência cardíaca e a velocidade da digestão e promover uma sensação de calma.
 
 
A respiração também nos ajuda a se concentrar no momento presente, essencial para amenizar a ansiedade. Quando se sentir triste ou ansioso, tente o exercício de inspirar e respirar. Se concentre na prática e note as sensações físicas promovidas quando inspira o ar pela boca e expire pelo nariz, sinta a pressão do seu corpo sobre o lugar em que está. Concentre-se para esvaziar a mente. Comece aos poucos, com 5 minutos por dia, e vá aumentando gradualmente.
 
 

4. Finalize com tranquilidade

 
 
Quando terminar, permaneça por alguns minutos sentado em silêncio e de olhos fechados. Antes de abrir os olhos volte sua atenção aos sons à sua volta, ao contato do seu corpo com o local onde está sentado, a temperatura e ao cheiro do ambiente. A meditação deve ser encerrada com muita calma. Em pouco tempo você vai perceber que esse momento de conexão, consigo mesmo, é um exercício simples, que traz grandes mudanças para sua vida.
 
 
Esse post é um convite para que você se dedique àquilo que é o mais importante na sua existência: o seu bem-estar físico e mental. Lembre-se: sua saúde integral depende disso!