5 doenças mais comuns do outono

Oscilações de temperatura e baixa umidade relativa do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias nas estações mais frias do ano; saiba como se proteger.

 

O outono chegou e a tendência é de dias com temperaturas menores e tempo seco. Com o friozinho à vista é hora de tirar as roupas mais quentinhas e os cobertores do armário e a combinação de todos esses fatores é um prato cheio para desencadear doenças respiratórias e alérgicas, causadas, respectivamente, por bactérias e vírus e fungos e ácaros.
 
 
No post de hoje vamos falar sobre as infecções mais comuns nesta época do ano e como se proteger delas.
 
 

1. Gripe (influenza)

 
 
A transmissão do vírus da gripe é a mais comum no outono e inverno. Por isso, é importante evitar lugares fechados. Se for permanecer nesses ambientes, abra bem as janelas, com o intuito de diminuir a proliferação dos vírus.
 
 
A transmissão das síndromes gripais se dá pelo contato com objetos contaminados ou secreções das vias respiratórias dissipadas por meio de espirros, tosse ou fala. Os principais sintomas da gripe são: dor de cabeça, febre, dor nas articulações e muscular.
 
 
 

2. Resfriado

 
 
Embora as diferenças sejam sutis, gripes e resfriados não são a mesma coisa. O que justifica a confusão são os sintomas, bem similares, porém mais leves no caso dos resfriados. São eles: coriza intensa, tosse, congestionamento nasal, dor de garganta, dor no corpo e na cabeça, febre e mal-estar. Os resfriados são causados por vírus que atingem a região da garganta e do nariz.
 
 

3. Otite

 
 
É conhecida como infecção de ouvido e mais comum em crianças. É causada por vírus ou bactéria. Além de dor ou desconforto no ouvido, causa febre e dor de cabeça.
 
 

4. Sinusite

 
 
Caracteriza-se por uma inflamação dos seios paranasais e provoca dor e incômodo. Normalmente, ocorre após um resfriado e pode provocar uma obstrução do nariz ou congestão. Os desconfortos são: pressão ao redor dos olhos, inchaço, corrimento amarelo ou verde do nariz e muita dor de cabeça e na face.
 
 

5. Pneumonia

 
 
A pneumonia é um processo infeccioso ou inflamatório que ataca os pulmões. Também é causada por fungos, bactérias ou vírus. De maneira geral, provoca dor no peito ao tossir ou respirar, fadiga, febre, tosse com catarro, transpiração, náuseas e calafrios com tremor.
 
 
O quadro de pneumonia pode se agravar em pacientes idosos ou com problemas de saúde. A atenção deve ser redobrada se a doença acometer esses grupos.
 
 

Como evitar as doenças oportunistas do outono?

 
 
Alguns hábitos podem ajudar a preservar a saúde para que seu organismo não sinta os efeitos colaterais das oscilações de temperatura e do ar seco do outono e do inverno. São eles:
 
 

Beber bastante líquido

 
 
Com o ar mais seco, é essencial beber bastante líquido e manter o corpo hidratado. Algumas doenças respiratórias surgem porque o ar frio deixa as vias aéreas mais secas, propiciando a instalação de vírus e bactérias.
 
 

Hidratação da pele

 
 
Nas estações mais frias do ano, a pele costuma ficar mais seca que o comum.
 
 
Para evitar irritações, rachaduras e alergias superficiais, use hidratantes, não tome banhos muito quentes e demorados e diminua o uso de buchas corporais.
 
 

Higienização das mãos

 
 
O bom hábito que adquirimos durante a pandemia deve persistir, sobretudo no outono e no inverno. Lavar bem as mãos ou usar o álcool em gel pode evitar a transmissão de doenças respiratórias e também gastrointestinais.
 
 

Higienização da casa e das roupas

 
 
A limpeza das roupas e doméstica (principalmente cobertas, carpetes e cortinas) evita a proliferação de bactérias, ácaros e fungos, proveniente de poeira. São eles que propiciam as alergias e doenças respiratórias.
 
 

Mantenha as vacinas em dia

 
 
A vacinação contra a Covid-19 e as doses de reforço e as vacinas contra a gripe ajudam a aliviar os sintomas e evitam a evolução para quadros graves das doenças.
 
 

Hábitos saudáveis

 
 
Mantenha hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos. Tudo isso ajuda a manter a imunidade em dia e evitar infecções.