Programas do GNDI Sul promovem perda de peso e fim do sedentarismo

Estudo do IBGE ponta que a obesidade mais que dobrou no Brasil em 16 anos; SOS Balança e Em Movimento ajudam beneficiários a perder peso e adotar hábitos saudáveis

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval e se você colocou o emagrecimento na sua lista de resoluções para 2022, ainda dá tempo de recuperar os meses perdidos. Aliás, quando falamos sobre a saúde, sempre é hora de recomeçar para melhorar a qualidade de vida, aumentar a autoestima e alcançar a longevidade. A expectativa de vida dos brasileiros está subindo e quem quer viver com bem-estar no futuro precisa começar a se cuidar no presente.

Perder peso não está relacionado apenas às questões estéticas. Além de fazer as pazes com o espelho, diminuir alguns quilos na balança pode te ajudar a driblar a obesidade. A doença é crônica e caracterizada principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. A curto e longo prazo acarreta prejuízos à saúde porque é porta de entrada para outras doenças crônicas como hipertensão, diabetes e cardiopatias, além de ser um fator de risco para cânceres, apneia do sono, entre outros problemas que podem ser evitados.

Para se ter ideia sobre a gravidade do problema, a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade mais que dobrou no Brasil entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A coleta de dados envolveu 108 mil domicílios no País e apontou que a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2%. Já a obesidade masculina passou de 9,6% para 22,8%.

Outro dado do estudo demonstra que o excesso de peso atingia 60,3% da população de 18 anos ou mais de idade, o que corresponde a 96 milhões de pessoas, sendo 62,6% das mulheres e 57,5% dos homens.

 

Recomeço

 

Se você está lendo esse texto e está preocupado por se encaixar no perfil apresentado pela pesquisa do IBGE, pode respirar aliviado porque o sobrepeso e a obesidade têm cura e o GNDI Sul têm pode te ajudar.

O pontapé da mudança é a mudança do estilo de vida. Novos hábitos como a adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas vão te ajudar a emagrecer sem milagres e com muita saúde. Estamos falando de dois programas do Centro de Qualidade de Vida (CQV): o “SOS Balança” e o “Em Movimento”.

 

S.O.S Balança

 

O foco do S.O.S Balança é dar suporte para os beneficiários adotarem um estilo de vida mais saudável. Como fazer uma mudança de hábito? Cortar o carboidrato é saudável? Que dicas de receitas podem ser utilizadas na rotina do dia a dia para não deixar o processo monótono? Qual a atividade física ideal? As dietas da moda funcionam? As respostas para essas e outras perguntas serão respondidas durante o SOS Balança.

Com duração de dois meses e encontros semanais em grupo online, o programa combina atividades lúdicas e palestras realizadas por uma equipe de nutricionistas, psicólogas, enfermeiras e educadores físicos.n

O programa também contribui, por meio de mudanças de hábitos, a minimizar sintomas de ansiedade. Hoje já ouviu falar na expressão mens sana in corpore sano? O dito popular traduz perfeitamente essa conexão entre a saúde física e mental, que também é trabalhada pelos profissionais do S.O.S Balança.

 

Em Movimento

 

Mexer o esqueleto faz bem para o corpo e para a mente e é algo que deve estar na rotina de quem quer adotar um estilo de vida saudável. “Nosso foco é reduzir a população de sedentários e por isso disponibilizamos esse treinamento teórico e prático de sete semanas no qual abordamos temas como autogestão, exercício físico, alimentação e higiene do sono”, destaca Diego Mariano, que coordena o programa.

As aulas ensinam os participantes a fazerem exercícios em casa e abordam quatro pilares: como organizar o tempo para praticar atividades físicas regularmente; os métodos dos exercícios; a alimentação saudável, que é o combustível do corpo e possibilita gerar energia mexer o corpo; além da importância do sono para ajudar a manter esses novos hábitos.

Já em relação à questão social, basta olhar ao redor e observar uma consequência da pandemia que afetou a saúde mental de pessoas no mundo todo: a Covid-19 nos privou da convivência com amigos e familiares.

“O isolamento trouxe um impacto na nossa estrutura social. Passamos a valorizar os encontros, como nunca. Afinal, o homem é um ser social. A prática de atividade física regular contribui para você ser parte de um grupo de pessoas que estão buscando o autocuidado. Um objetivo comum estimula a união e a criação de novos vínculos de amizade. Tudo isso fortalece, ao mesmo tempo, a saúde física e mental”, afirma Mariano (Diego).

A meta do Em Movimento é que, em dois meses, após essas orientações práticas, os beneficiários estejam preparados para estabelecer uma rotina de exercícios dentro de sua realidade. Os encontros são online e os grupos de Whatsapp contribuem para o acompanhamento e motivação dos participantes.