7 dicas para curtir o Carnaval com saúde

Faça um checklist antes de sair para curtir o feriado e aproveite os momentos de lazer sem desconfortos

 

Não me leve a mal, hoje é Carnaval! É hora de curtir o clima de folia, mesmo que a programação seja mais intimista por conta dos cuidados com a pandemia. Mas antes de vestir a fantasia, confira algumas dicas para preservar sua saúde e segurança.
 
 

1. Hidratação

 
 
É verão no Carnaval, estação do ano que exige que a hidratação seja maior para compensar a perda de água pelo corpo. Principalmente se houver ingestão de álcool, é essencial combinar esses líquidos com a água. É que bebidas alcoólicas aumentam a diurese e alteram o metabolismo hídrico, favorecendo a desidratação. Daí a necessidade de não esquecer de associá-las a copos de água, para manter seu corpo hidratado.
 
 
Preste atenção nos sinais da desidratação e se esse sintoma aparecer, aumente o consumo de água: boca seca, sono ou cansaço excessivo; urina escura, dores de cabeça e sensação de tontura.
 
 

2. Protetor solar

 
 
Se participar dos bloquinhos ao ar livre ou aproveitar o feriado para curtir o mar e a piscina, não esqueça do protetor solar. A fantasia de pimentão ou camarão pode acabar com sua festa. Não vale a pena perder o melhor da folia por conta da vermelhidão e outros desconfortos provocados pelo sol em excesso.
 
 
Um chapéu bem estiloso - que tem tudo a ver com o clima carnavalesco - pode proteger seu rosto dos raios nocivos do sol. A longo prazo, sua saúde agradece. É que a exposição solar pode causar envelhecimento precoce e até câncer de pele.
 
 
 A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda produto com Fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou mais. Se entrar na água, o protetor precisa ser reaplicado. Evitar o sol em horários de pico, entre às 10h e às 16h, também é uma boa pedida.
 
 

3. Camisinha

 
 
Todo mundo já sabe, mas não custa repetir: a camisinha é o único método contraceptivo que também protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV, HPV, clamídia e gonorreia.
 
 
A recomendação é importante porque, de acordo com o Ministério da Saúde, os jovens entre 15 e 24 anos são os que menos utilizam a camisinha, tanto em relações com os parceiros quanto em encontros eventuais.
 
 

4. Prefira roupas leves e confortáveis

 
 
 Roupas leves, fresquinhas e de cores claras, feitas de tecido como o algodão, são a cara do Carnaval porque trazem mais conforto nas altas temperaturas. E para aproveitar a folia com segurança, evite sapatos abertos como chinelos e rasteiras, que provocam maior risco se pisar num caco de vidro, esquecido nas ruas pelos foliões.
 
 

5. Documentos

 
 
Sair de casa “sem lenço e sem documento” só combina com a letra da música. Não esqueça do RG ou da habilitação na hora de ver a banda passar. Leve apenas um: se você perder enquanto estiver à toa na vida, as dores de cabeça serão menores no pós-carnaval. Mantenha seus principais pertences em locais seguros, como uma doleira de viagem. Bolsos sem zíper podem, inclusive, aumentar o risco de roubos.
 
 

6. Intoxicação alimentar

 
 
Os quiosques e os vendedores ambulantes são um atrativo a mais nas festas carnavalescas. No entanto, basta uma bactéria para transformar a diversão em pesadelo. E você sabia que, muitas vezes, elas estão nos alimentos e sua origem está nas nossas mãos? É o contato sem a devida higiene que contribui com a proliferação dos micro-organismos. Por isso, para evitar desconfortos, o álcool em gel - que já faz parte da nossa rotina - é item obrigatório para curtir a folia.
 
 
Outra dica é preferir alimentos frescos e naturais, como frutas, suco e água de coco. Comidinhas com ovos, maionese, frituras, iogurtes e derivados de leite devem ser evitados porque são sensíveis às oscilações de temperatura e podem desencadear as intoxicações alimentares.
 
 

7. Cuide do seu corpo: seu templo sagrado

 
 
Isso está parecendo conversa de mãe, não é mesmo? É que, para nós, sua saúde precisa ser levada a sério. Especialmente no Carnaval, você pode encontrar alguém mal intencionado lá no meio do bloquinho. Não compartilhe copos para evitar a transmissão do Coronavírus e evitar que coloquem alguma substância que pode ser prejudicial a sua saúde na bebida.