Medicina preventiva é sinônimo de qualidade de vida

Beneficiários do GNDI Sul podem se inscrever nos programas gratuitos do CQV para cuidar da saúde física e mental: prevenir é sempre melhor que remediar

 

Uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review aponta que pacientes com doenças crônicas representam 50% dos custos no setor de saúde. Os episódios agudos ocupam o segundo posto, com 35% dos gastos e o investimento do sistema de saúde privado. A medicina preventiva está apenas na terceira posição e os subsídios giram em torno de 5 a 14%.
 
 
O Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) está na contramão do setor desde 1982, quando adotou, de forma pioneira, o conceito de Assistência Integral à Saúde. A empresa oferece diversas iniciativas totalmente gratuitas que incentivam rotinas saudáveis, combatem o sedentarismo e tratam doenças crônicas. Nós entendemos que quem se dedica à prevenção das doenças em vez de seu tratamento, reduz os custos com a saúde e ainda alcança algo que não tem preço: o bem-estar e a qualidade de vida.
 
 
Os Beneficiários do GNDI Sul contam com o Centro de Qualidade de Vida (CQV), uma unidade especializada no cuidado coordenado. Os produtos incentivam um estilo de vida saudável e cuidam da saúde física e mental. Afinal, a própria definição de saúde proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) relaciona as duas coisas: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social; e não apenas ausência de doenças ou enfermidades”.
 
 

Medicina Preventiva - Em ação

 
 
Alcançar esse conceito não é tão fácil quando deixamos de lado a teoria e partimos para a prática. É consenso que a tecnologia agilizou a comunicação e removeu as fronteiras. No entanto, deixou a rotina ainda mais atribulada. E o CQV não mede esforços para que os beneficiários do GNDI Sul vivam em equilíbrio.
 
 
No grupo online Pílulas de Atenção Plena os participantes aprendem práticas para lidar melhor com os desafios do cotidiano. Nos encontros são estimulados a olharem com positividade para a vida, mesmo num cenário adverso, como o de pandemia, que experimentamos desde 2020. É comprovado que o mindfulness diminui os níveis de cortisol, que é justamente o hormônio do estresse.
 
 
O estado de atenção plena é eficiente não apenas para transtornos de saúde mental (depressão e ansiedade), mas também para doenças crônicas como diabetes, hipertensão e dor crônica.
 
 
Falando nela, os pacientes com diagnóstico de Fibromialgia também são assistidos pelo CQV por meio do Educafibro. Conduzido por uma equipe multidisciplinar, o objetivo do programa é promover conhecimento a respeito da síndrome e gerar um ambiente de reflexão acerca de hábitos cotidianos, visando o aumento na qualidade de vida e maior adaptação à Fibromialgia.
 
 
Mais comum em mulheres na idade fértil - embora também possa ser desenvolvida por homens - a Fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por dor osteomuscular crônica e em vários lugares. A doença causa sensibilidade e dores no corpo, mas também pode afetar a qualidade de vida como um todo.
 
 

Gestantes

 
As futuras mamães também têm um programa para chamar de seu no CQV: o Gestação Segura. Nele, são realizadas diversas oficinas no decorrer da gestação. Uma delas é “Trabalho de parto e Parto”, que orienta mulheres grávidas sobre o que fazer naquele momento tão esperado por elas: e se a bolsa romper?; e quando começarem as contrações?; entre outras questões que permeiam esse momento tão especial na vida de toda a família.
 
É que no GNDI Sul, nós cuidamos da sua saúde por inteiro, a vida inteira!