É gripe ou Covid-19?

Confira no post de hoje quais os sintomas do Coronavírus e da influenza e como se prevenir

 

Além do aumento de contágios pela variante Ômicron, enfrentamos no Brasil surtos de outras doenças respiratórias. Tosse, febre, dores de cabeça e nas articulações são sintomas que têm confundido muitos pacientes neste começo de 2022. É que todos esses sinais podem ser tanto indicativo de infecção pelo Coronavírus quanto por variantes do vírus influenza, a H1N1 e H3N2.
 
 
Para auxiliar no diagnóstico correto, os infectologistas precisam conhecer os sintomas de cada infecção na anamnese do paciente, além de solicitar exames específicos que ajudem nessa identificação. Os exames são o swab nasal (para Covid-19) e o Painel Viral, que busca analisar os vírus respiratórios que causam as síndromes gripais.
 
Confira abaixo quadro com sintomas de cada uma das doenças: 
 
 
 

 “Flurona”

 
 
Há casos de infecção dupla, nos quais os sintomas são simultâneos e não há uma diferenciação muito grande. A infecção pelos dois vírus ao mesmo tempo é chamada de “Flurona”. Não é algo tão incomum porque a via de transmissão e a forma de contágio são as mesmas: o paciente se contamina pela fala, saliva, contato ou objetos contaminados levados à boca.
 
 

Como se proteger?

 
 
Com a diminuição dos casos de Covid-19 no final de 2021, houve o relaxamento das medidas de isolamento social e os cuidados de proteção individual – uso de máscaras e álcool em gel. A pandemia mostrou como os novos hábitos são importantes e prova disso é que quando as pessoas retornaram ao comportamento padrão, anterior à pandemia, houve uma explosão de casos de H1N1 e H3N2. Daí a importância de retomar as medidas protetivas para evitar as três infecções, sem falar na vacinação em dia (doses de reforço para a Covid-19) e imunização contra a gripe.