Perder peso está entre suas metas no ano que vem?

Não é promessa: o GNDI Sul vai te ajudar a chegar ao final de 2022 esbanjando saúde e disposição por meio da adoção de alimentação equilibrada e prática de exercícios.

 

Pular sete ondas, comer romã, usar roupa branca, beber champanhe. Muitas pessoas incluem esses ritos na passagem do ano para atrair a boa sorte e a prosperidade. Além de investir na superstição, o final de um ciclo é nostálgico: é tempo de fazer um balanço dos tropeços e das conquistas e recarregar as energias para começar tudo novo. São novos sonhos, metas e desejos que nos movem e esse é o melhor momento para fazer aquela listinha de promessas para cumprir no ano novinho em folha, que já está batendo a nossa porta.
 
 
E quem aqui não prometeu, lá no dia 1º de janeiro de 2021, que iria perder uns quilinhos para fazer as pazes com o espelho e com a balança?
 
Mas se você não cumpriu o objetivo nos últimos 365 dias, não se preocupe. Planeje eliminar peso em 2022. Afinal, você tem 12 meses pela frente para colocar em prática alguns cuidados que vão te ajudar a perder as gordurinhas indesejadas.
 
 
Mude de hábitos aos poucos: cada semana, inclua uma atitude que vai te conduzir para um estilo de vida saudável. Veja algumas dicas:
 
 

Primeira semana

 
 
Proponha-se a beber 2 litros de água por dia. Aumentar o consumo dessa substância é uma das primeiras estratégias para o emagrecimento. Não é só porque não tem calorias que a água estimula a perda do peso. Ela ajuda a acelerar o metabolismo e contribui com o bom funcionamento do intestino. A sede se confunde com a fome, por isso, manter a hidratação em dia também é uma forma de comer menos.
 
 

Segunda semana

 
 
Substitua pães e bolachas na hora do lanche da tarde por frutas e associe o consumo a duas oleaginosas (castanhas e nozes) ou iogurte. As gorduras boas e a proteína presente nesses alimentos ajudam a retardar o aproveitamento do açúcar das frutas (frutose) pelo organismo.
 
 
Essa é uma boa estratégia para diminuir a circunferência abdominal, amenizar a liberação de glicose e insulina após as refeições e a controlar a pressão arterial. E se for sair de casa, é só separar as frutas secas e as castanhas e leva-las com você.
 
 
Essa é uma opção de lanche saudável que pode ser consumida até mesmo na praia e na piscina, sem o risco da intoxicação alimentar – o incômodo pode ser provocado por alimentos perecíveis e que não resistem a um dia de calor.
 
 

Terceira semana

 
 
Que tal cortar o açúcar da sua deita de segunda a sábado? Os doces são vilões do emagrecimento e reduzir o consumo certamente vai te ajudar a chegar ao seu objetivo final.
 
 

Quarta semana

 
 
Inclua os exercícios físicos na sua rotina. Comece com 30 minutos de caminhada 3x por semana e vá aumentando a frequência e o tempo dessa atividade. Os exercícios físicos são grandes aliados da nossa saúde. Além de serem indicados para combater a obesidade, são recomendados para o controle de doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão.
 
 

Quinta semana

 
 
Preste atenção na hora de montar o prato na hora do almoço: metade da refeição deve conter saladas, legumes e hortaliças. E as outras duas partes devem ser preenchidas com uma porção de carboidrato e outra de proteína. Lembre-se: raízes como batata, cenoura e beterraba são carboidratos e devem ser evitadas quando for consumir arroz ou macarrão.
 
 

Sexta semana

 
 
Troque o elevador pelas escadas e o carro para ir para a padaria pela caminhada. Se mexer, cada vez mais, é uma forma de cuidar do seu corpo, que vai te acompanhar por toda a vida. Também substitua os alimentos (como pães e arroz) por sua versão integral. Por preservar a integridade de seus nutrientes, os integrais possuem uma quantidade maior de fibras, vitaminas e minerais e aumentam a sensação de saciedade. Escolha um dia por semana para matar a vontade de comer alimentos com farinha branca.
 
 

Sétima semana

 
 
Adote essa máxima no seu estilo de vida: Descasque mais e desembale menos. Os alimentos processados, que são aqueles que passaram pela indústria até chegar à prateleira do supermercado, devem ser evitados. O próprio Guia Alimentar para a População Brasileira indica a preferência por alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias no lugar de alimentos ultraprocessados (como bolachas; sopas, macarrão e temperos “instantâneos”; salgadinhos “de pacote”; refrescos e refrigerantes; bebidas lácteas açucaradas; e produtos congelados).
 
 

Oitava semana

 
 
Ao chegar à oitava semana o Carnaval já estará próximo e você terá cumprido um novo ciclo com hábitos saudáveis. Neste momento, já estará preparado para avançar no objetivo de chegar ao final de 2022 com saúde para dar e vender.
 
 
Nossa próxima proposta é te convidar para se inscrever nos programas do GNDI Sul que vão te dar suporte e apoio profissional para não desistir. São eles:
 
 

S.O.S Balança

 
 
O S.O.S Balança vai te ajudar a adotar a alimentação equilibrada. O programa também contribui, por meio de mudanças de hábitos, a minimizar sintomas de ansiedade e depressão. Hoje já ouviu falar na expressão mens sana in corpore sano? O dito popular traduz perfeitamente essa conexão entre a saúde física e mental, que também é trabalhada pelos profissionais do S.O.S Balança.
 
 
Os encontros, em plataformas online, são quinzenais. A duração do programa é de quatro meses e inclui jogo lúdico que estimula a perda de peso. Uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, nutricionistas e educadores físicos acompanha os beneficiários na jornada rumo ao peso ideal.
 
 

Em Movimento

 
 
Mexer o esqueleto faz bem para o corpo e para a mente e é algo que deve estar na rotina de quem quer adotar um estilo de vida saudável.
As aulas ensinam os participantes a fazerem exercícios em casa e abordam quatro pilares: como organizar o tempo para praticar atividades físicas regularmente; os métodos dos exercícios; a alimentação saudável, que é o combustível do corpo e possibilita gerar energia mexer o corpo; além da importância do sono para ajudar a manter esses novos hábitos.
 
 
A meta é que, em dois meses, após essas orientações práticas, os beneficiários estejam preparados para estabelecer uma rotina de exercícios dentro de sua realidade.
 
 
Os encontros são online e os grupos de whatsapp contribuem para o acompanhamento e motivação dos participantes.
Em 2022, estamos esperando por você!
 
branding