Dezembro laranja: data conscientiza sobre perigos do câncer de pele

Diagnóstico e tratamento precoce são aliados da cura de tumores de pele que representam 33% das neoplasias no Brasil

 

“Adicione prevenção ao seu verão”, este é o mote da campanha realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para a campanha do Dezembro Laranja em 2021. A intenção da data é conscientizar a população sobre os riscos dos raios solares, que causam o câncer de pele.
 
 
A neoplasia é a mais frequente no Brasil e em todo mundo e ocorre devido a multiplicação das células da pele sem controle. Esse tipo de câncer corresponde a 33% de todos os diagnósticos da doença no País e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.
 
 
O câncer de pele pode ser de dois tipos: o melanoma é a forma mais grave do tumor e pode levar à morte. No entanto, sua ocorrência é considerada baixa: 2.920 casos novos em homens e 3.340 casos novos em mulheres por ano, também de acordo com o INCA. Já o não melanoma também é maligno, mas com baixa taxa de mortalidade. A boa notícia é que ambos têm cura se descobertos logo no início.
 
 

Sintomas e tratamento

 
 
A aparência do câncer da pele é similar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Daí a importância de prestar atenção no próprio corpo e saber em quais regiões possui mais pintas para observar melhor novas ocorrências e que sinalize alguma anormalidade.
 
 
Alguns aspectos podem evidenciar a necessidade de buscar ajuda médica. São eles: lesão na pele que aparente relevo; lesão brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra com facilidade; pintas pretas ou castanhas que mudam sua cor e textura, que se tornam irregular nas bordas e que aumentam o tamanho; manchas ou feridas que não cicatrizam e que continuam crescendo, causando coceiras e sangramento.
 
 
Apenas um médico dermatologista tem condição de fazer um diagnóstico mais preciso. É ele que irá orientar o paciente a fazer uma biópsia para aprofundar a investigação realizada no exame clínico, caso detecte alguma irregularidade.
 
 
Os casos de câncer de pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente. A forma de tratamento vai depender do estágio e extensão da doença. A cirurgia promove a remoção do tumor e oferece altos índices de cura. Pode ser empregada no caso de tumores recorrentes.
A curetagem e a eletrodissecção são procedimentos indicados em tumores menores e promovem, respectivamente, a raspagem da lesão e a destruição das células cancerígenas com um bisturi elétrico.
 
 
Na criocirurgia a destruição da lesão é feita por meio do congelamento com nitrogênio líquido e é colocada em prática em casos de tumores menores, não recorrentes e não invasivos.
 
 
A cirurgia a laser remove as células cancerígenas a partir do dióxido de carbono ou erbium YAG laser.
 
 
Na cirurgia micrográfica de Mohs o tumor e um fragmento de pele ao redor são retirados com uma cureta. O procedimento é repetido pelo cirurgião sucessivamente, até não restarem vestígios de células tumorais. É indicada em casos de lesões mal delimitadas e evita cicatrizes extensas.
 
 
Na terapia fotodinâmica o ácido 5-aminolevulínico (5-ALA) é aplicado na pele lesada. Uma luz intensa ativa essa substância e destrói as células cancerígenas. A técnica também preserva os tecidos sadios.
 
 
Além dos procedimentos cirúrgicos, a radioterapia, a quimioterapia, a imunoterapia e as medicações orais e tópicas são outras opções de tratamentos para os diferentes tipos de câncer de pele.
 
 

Fatores de risco

 
 
Os fatores de risco para o câncer de pele são: histórico familiar (principalmente se o parentesco for de primeiro grau); pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros; aqueles que trabalham expostos ao sol e sem se proteger adequadamente; exposição sem cuidados e de forma prolongada na infância e adolescência.
 
 

Prevenção

 
 
O câncer de pele é um tipo de neoplasia que pode ser prevenida com proteção. Todo mundo já sabe: não é recomendado ficar no sol entre 10h e 16h. Além disso, para curtir os dias ensolarados com saúde o uso de filtro solar é obrigatório. O produto deve ser repassado a cada duas horas ou toda vez que a pessoa tiver contato com a água.
 
 
O guarda-sol e as barracas são indispensáveis na temporada de praias. Chapéus, bonés e óculos escuros são acessórios que dão um up no look e também ajudam a proteger a pele, sobretudo do rosto.
 
 
As roupas com proteção solar conseguem filtrar 98% dos raios UVA e UVB e não são indicadas apenas para crianças na praia e na piscina. Adultos que praticam esportes ao ar livre também devem investir na vestimenta.
 
branding