Vacinação: um ato de amor individual e coletivo

9 de junho é o Dia da Imunização, ato indispensável para quem leva os cuidados com a saúde a sério 

Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aponta que a proporção de mortes de idosos com 80 anos ou mais caiu pela metade no país após o início da vacinação contra a covid-19. Conforme o levantamento, o percentual médio de vítimas dessa faixa etária era de 25% a 30% em 2020 e passou para 13% no final do último mês de abril.

imunização é uma das estratégias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o controle da pandemia do novo Coronavírus no mundo todo. A vacina diminui, sobretudo, os internamentos, evitando o colapso nos sistemas de saúde, que é um dos efeitos colaterais da pandemia do novo Coronavírus.

É importante lembrar também que a vacina não substitui o uso de máscaras, álcool em gel e a medida mais severa dessa pandemia: evitar as aglomerações. Tudo isso, em conjunto, contribui com a diminuição das contaminações, e, consequentemente, com a normalização dos internamentos nos hospitais e dos óbitos.
 
Somente quando 70% da população brasileira for vacinada alcançaremos a tão sonhada imunização de rebanho, que poderá nos devolver o retorno à normalidade e, sobretudo, o contato físico com quem amamos, sem medo de ser feliz!
 
Por isso, faça a sua parte: fique de olho no calendário de vacinação e não perca a chance de ser imunizado!
 
Como agem as vacinas?
 
Os imunizantes são substâncias que possuem o papel de estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas, protegendo nosso organismo de uma possível contaminação. Quando somos vacinados, o agente causador da doença é colocado em nosso corpo de forma enfraquecida ou inativada. E são esses antígenos que estimulam nosso sistema imunológico a produzir anticorpos. A vacina também ajuda o organismo a produzir células de memória, o que significa que quando nossas células forem expostas ao antígeno que já é conhecido, somos capazes de produzir anticorpos mais rapidamente.
 
Em resumos, a vacinação é importante por quê:
 
- Reduz o úmero de casos de doenças infecciosas em toda a comunidade (resultado da diminuição da transmissão);

- Diminui hospitalizações;
 
- Redução de gastos nos sistemas de saúde, principalmente com medicamentos e hospitalizações;
 
- Redução da mortalidade;
 
- Erradicação da doença.
 
E você, já foi vacinado ou está ansioso para receber a primeira dose?