6 sinais de que você precisa de um oftalmologista

Cuidar da saúde dos olhos é tão importante quanto do resto do corpo; entenda por que é recomendado fazer acompanhamento com um especialista anualmente

O astigmatismo e miopia estão no ranking das principais doenças da visão. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a miopia como a epidemia do século e estima que, até 2050, mais da metade da população mundial terá a doença. A miopia consiste em um erro refrativo do globo ocular. Já o astigmatismo é uma doença na qual a pessoa apresenta problemas na visão de objetos próximos e distantes. Isso acontece devido ao formato irregular da córnea.

Por óbvio, as pessoas que receberam esses diagnósticos descobriram por meio de uma consulta com o oftalmologista. Mas a maioria delas só se preocupou com a saúde dos olhos quando percebeu uma irritação ou visão embaçada. Trata-se de uma questão cultural: o brasileiro não tem o costume de olhar literalmente para os próprios olhos e compreender que eles também fazem parte dos cuidados com a saúde.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em 2020 mostrou que 10% das pessoas nunca foram ao oftalmologista. De todos os entrevistados do levantamento “Um Olhar para o Glaucoma no Brasil”, 25% afirmaram que marcam uma consulta com o especialista apenas quando sentem algum incômodo; 30% acreditam que só devem procurar atendimento depois que iniciar o uso de óculos; e 23% depois de perder parte da visão.

Todos esses dados comprovam que prevenir problemas de visão ainda não é um hábito comum. Os olhos são órgãos responsáveis por diferenciar cores, formas, texturas, relevo, movimento, distância e intensidade de luz. Muitos especialistas consideram que a visão é o sentido mais importante para o ser humano.

Cuidado desde a infância A notícia boa é que é possível prevenir várias doenças dos olhos, assim como dos demais órgãos do corpo humano. Os cuidados com a saúde dos olhos devem começar desde o nascimento. É recomendado levar o bebê para a primeira consulta com o oftalmologista aos seis meses. Após isso, o especialista pode ser consultado anualmente. Também é importante monitorar sinais que indicam problemas na visão dos pequenos, como, por exemplo, dores de cabeça durante ou após as aulas, irritação nos olhos, dificuldades para ler e olhos avermelhados.

Por isso, marque uma consulta com oftalmologista regularmente, antes mesmo do sintoma aparecer. Porém, se aparecer, saiba quais são os seis sinais de que você precisa, o mais rápido possível, ir a um especialista:

1 – Visão turva e desfocada: esse é o sinal que mais leva às pessoas ao oftalmologista. Qualquer dificuldade de enxergar, longe ou perto, deve ser investigada.

2 – Dores de cabeça: se você está se esforçando demais para ler algo ou espreme os olhos para focar em um objeto distante ou próximo, fique atento. As dores de cabeça podem vir desse esforço ou então depois de trabalhar por longo tempo em frente à tela do computador ou do celular.

3 – Olhos perto das telas de eletrônicos: você leva a cabeça bem próxima ao computador quando está trabalhando ou coloca o celular perto demais dos olhos.

4 – Afastar objetos e franzir a testa: repare se você coloca objetos a uma distância maior para conseguir ler uma embalagem, por exemplo, e/ou franze a testa.

5 – Aumento de sensibilidade à luz: perceba se você sofre algum incômodo quando entra em uma sala escura que tem uma televisão ligada, por exemplo, ou mesmo com a luz natural do sol.

6 – Coceira ou olhos avermelhados: seus olhos estão irritados e há vasos sanguíneos dilatados na esclera, “a parte branca do olho”.