6 dicas para cuidar da saúde mental

Ninguém está ileso dos efeitos colaterais da pandemia, como os problemas psicológicos, cada vez mais frequentes; mudar atitudes diárias contribui para o bem-estar

A pandemia do coronavírus tem afetado a saúde física e mental dos brasileiros como nunca. Segundo uma pesquisa realizada pela Mercer Marsh, empresa de consultoria corporativa, a procura da população por tratamento de saúde mental cresceu quase quatro vezes do ano passado até agora. Além do cuidado com o universo emocional, a saúde física é outro pilar essencial para o bem-estar do ser humano e não pode ser deixado de lado.

Um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em janeiro de 2021 apontou que 47% dos adultos não praticam atividade física suficiente para garantir uma boa saúde física e mental.

A falta deste hábito aliado à exaustão emocional gerada pela pandemia fizeram a qualidade de vida do brasileiro cair vertiginosamente. Imagine chegar de um dia de trabalho completamente cansado. Você deixa a bolsa de lado, retira os sapatos e só pensa em tomar um banho quente. Mas depois disso, liga a TV e assiste ao noticiário do dia recheado de acontecimentos negativos. Nas redes sociais, o mesmo movimento se repete, mas com discussões abertas e desabafos. Fica difícil ter uma noite de sono restauradora diante desse bombardeio de informações.

Parte da população que continua trabalhando em home office também tem relatado dificuldades em separar a vida pessoal da profissional. Sem falar na segunda onda da pandemia e o medo das novas cepas agravaram a saúde mental das pessoas, além de causar preocupação ainda maior em relação à saúde física.

A psicóloga do Centro de Qualidade de Vida (CQV) do GNDI Sul, Bruna Bastos, diz que sentir-se abatido e desanimado durante esse período é comum. Segundo ela, não é possível estar bem 100% do tempo. “Todo esse turbilhão de pensamentos deve ser enfrentado também com a seguinte reflexão: todos nós nos encontramos na mesma situação. A questão é não se comparar ao comportamento dos outros e saber que cada um tem uma forma de encarar e se adaptar a esse momento de tantas mudanças que estamos vivendo”, afirma.

Diante desse momento desafiador, é preciso fazer algumas mudanças nos hábitos para melhorar a qualidade de vida e buscar o bem-estar. Separamos seis dicas que vão ajudar você a cuidar melhor da mente e do corpo:

1 – Alimente-se de forma saudável: dê preferência a produtos orgânicos e não industrializados. Faça escolhas de maneira equilibrada e consuma alimentos diversificados ao longo da semana. Se precisar de ajuda, procure um especialista em Nutrição.

2 – Faça atividades físicas: encontre um esporte que você gosta e vá ao menos três vezes por semana. Muitas pessoas ainda são sedentárias porque não encontraram uma atividade que realmente gostam de fazer.

3 – Pratique atividades relaxantes: meditar, fazer yoga, entrar em contato com a natureza, ler um livro, ouvir uma boa música, cozinhar e assistir um filme são exemplos de alguns prazeres da vida.

4 – Limite o tempo do noticiário e das redes sociais: é importante saber o que está acontecendo no país e no mundo, mas apenas o suficiente. O excesso de informações pode provocar medo, fadiga, desânimo e, consequentemente, problemas emocionais mais sérios.

5 – Crie uma rotina: organize as atividades numa escala de horários. Separe tempo para fazer as refeições nas horas adequadas e faça pausas para descansar a mente durante o trabalho.

6 – Mantenha contato com a família e amigos: mesmo com o distanciamento social, é possível conversar por telefone, chamada de vídeo ou mandar uma mensagem. Mesmo que você não possa chegar perto de uma pessoa do grupo de risco, que tal fazer uma visita no estilo drive-thru?

IMPORTANTE: em caso de aparecimento de sintomas como mudanças no sono, dores de cabeça, cansaço em excesso, tremores nas mãos, dor no peito (na ausência de problemas respiratórios), tristeza, raiva e preocupação em excesso, abuso de substâncias como álcool cigarro ou medicamentos, procure atendimento médico.

GNDI Sul tem Atendimento Virtual Psicológico Os beneficiários do GNDI Sul contam com um serviço exclusivo para tratamento de saúde mental. É o Atendimento Virtual Psicológico, que pode ser acessado de casa. O atendimento é oferecido pela Clínica Rama, para adultos e crianças. Para acessar o serviço, basta informar a guia ou indicação médica pela Central GNDI e agendar uma consulta de avaliação na Clínica Rama.