Gestão de tempo do professor

Diante de tantas tarefas no dia a dia do educador, entenda a importância da gestão de tempo e confira dicas que vão otimizar e facilitar os processos

Quantas vezes você se deparou com uma lista de tarefas e percebeu que o tempo disponível não era suficiente para realizá-las? Esse é um desafio comum enfrentado por educadores no dia a dia. A chave para conseguir dar conta de tudo está na forma como a organização e gestão do tempo são feitas. Por isso, reunimos algumas dicas que vão te ajudar a otimizar o tempo e realizar as atividades com mais eficiência. Confira!

 

Os desafios da gestão de tempo

Planejar aulas criativas, cumprir o conteúdo programático, organizar as tarefas burocráticas, corrigir provas, lidar com imprevistos… tudo isso causa uma sensação de que o trabalho do professor nunca termina, especialmente com as tarefas fora da sala de aula. Para a Doutora em Ciências Sociais e Educação Comparada pela Universidade da Califórnia, e professora na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas, Jaana Flávia Fernandes Nogueira, os docentes têm muitas atividades diárias, e saber priorizar e dedicar tempo a todas elas constitui um grande desafio atualmente.

De acordo com a especialista, é importante estabelecer horários para a realização das atividades profissionais e pessoais, para que nenhuma delas seja prejudicada. “Tendo um limite de tempo estabelecido para as tarefas de trabalho, é provável até que o uso do tempo seja mais produtivo”, explica.

 

Qualidade de ensino e bem-estar do professor

Para Jaana Nogueira, uma boa gestão de tempo contribui para a qualidade do ensino e para o bem-estar do professor, além de permitir que as atividades de planejamento sejam realizadas, garantindo assim uma melhor condução das atividades em sala de aula, seja presencial ou virtual. A especialista destaca ainda que a gestão do tempo permite que todas as atividades sejam praticadas a partir de uma ordem de prioridade que considera a urgência e relevância de cada uma delas.

 

5 dicas de gestão de tempo para professores

Para garantir uma boa gestão de tempo e conseguir administrar tantas atividades num curto espaço, listamos algumas dicas. Confira!

Planeje as aulas com detalhes: o planejamento inclui até calcular, em média, o tempo de discussão, da leitura ou o quanto o exercício pode render. Assim você não só desperta o interesse dos alunos ao propor atividades que vão além da apresentação do conteúdo como não os deixa sem respostas no fim da aula.

Conheça suas turmas: faça um relatório das suas classes e analise a melhor maneira de fazer o tempo render. Você vai ver que algumas turmas compreendem melhor o conteúdo com aulas expositivas, enquanto outras fluem com debates em grupos. Identificar cada perfil ajuda a reconhecer as melhores soluções. Para que esse processo seja feito de maneira assertiva e rápida, as plataformas tecnológicas são excelentes alternativas. Além de ajudarem a otimizar o tempo na preparação e na correção de atividades, provas e simulados, essas ferramentas geralmente oferecem relatórios de desempenho com os pontos fortes e fracos dos alunos, auxiliando na preparação das aulas e nas intervenções pedagógicas.

Busque versatilidade: procure controlar as interrupções durante as aulas, cativando os alunos e deixando que se expressem para ampliar a discussão, sem deixar de chegar ao fim da aula com todo o conteúdo ministrado. Planejamento é importante, mas a capacidade de improviso também! Afinal, nem sempre o andamento da aula segue o que foi proposto.

Invista no tempo fora da sala de aula: entender as prioridades é um passo fundamental para valorizar o seu tempo. O que é importante e urgente deve ser priorizado, enquanto tarefas menos relevantes são resolvidas na sequência, aumentando a produtividade.

Explore ferramentas tecnológicas: a tecnologia é uma grande aliada! E pode ser trabalhada com a finalidade de melhorar as práticas pedagógicas. Listamos algumas ferramentas que podem ajudar os educadores a gerir melhor o tempo e desenvolver as suas atividades de forma mais eficiente e inovadora. Descubra!

 

Design Thinking para educadores

Talvez você já tenha ouvido falar e até utilize. Para quem não conhece, Design Thinking é uma metodologia que se baseia nas necessidades e desejos dos usuários, criando soluções inovadoras que transformem dificuldades em benefícios. Com ela, os processos são otimizados e novas maneiras de trabalhar são desenvolvidas. Atualmente, existem cursos específicos para educadores, ensinando como aplicar a metodologia dentro das suas atividades e necessidades.

Se você é associado da Appai e quer entender mais sobre Design Thinking, veja os cursos disponíveis na Plataforma de Ensino no Portal do Associado.

 

Scrum na educação

Outra metodologia que vem sendo bastante utilizada é o Scrum, que ajuda a implementar e fazer a gestão ágil de projetos, auxiliando equipes a se auto-organizar e trabalhar na direção de um objetivo em comum. Na educação, o Scrum pode ser aplicado de diversas maneiras: em sala de aula, em projetos de pesquisa ou até mesmo em atividades extracurriculares. A ideia é utilizar os conceitos e práticas para melhorar a organização, a comunicação e o engajamento dos alunos. Atualmente, também existem cursos específicos para educadores, ensinando como aplicar a metodologia dentro das suas atividades e necessidades.

 

Google for Education

Traz uma série de ferramentas de produtividade, que incluem editores de texto, armazenamento de arquivos e agenda. Com o Google Sala de Aula, também é possível gerenciar classes, controlar a distribuição de atividades e facilitar a interação com os alunos.

Se você é associado da Appai e quer saber mais sobre as ferramentas do Google para professores, veja os cursos disponíveis na Plataforma de Ensino no Portal do Associado.

 

Mais tempo para você!

A boa gestão de tempo do professor não só aumenta a produtividade no trabalho, como também garante mais tempo para a vida pessoal, oferecendo possibilidades como estar com a família e praticar atividades físicas. Ao organizar suas tarefas de forma eficiente, o docente reduz o estresse e a sobrecarga, promovendo mais equilíbrio e saúde mental. Além disso, a prática regular de exercícios, aliada ao tempo para lazer, contribui para a longevidade e o bem-estar geral, proporcionando uma vida mais saudável e satisfatória.

E você, professor, conhece outras ferramentas ou tem dicas para melhorar a gestão de tempo? Compartilhe com a gente através das nossas redes sociais!


Por Jéssica Almeida

Fontes: Nova Escola, Porvir, Somos Educação e FGV.
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