
Em um mundo cada vez mais acelerado e conectado, é fácil se perder nas responsabilidades do dia a dia e esquecer da importância de cuidar da nossa saúde física e mental. Uma forma eficaz de equilibrar o corpo e a mente está na prática de atividades culturais, de diversão e entretenimento. Elas desempenham um papel fundamental em nossa qualidade de vida, proporcionando não apenas momentos de relaxamento, mas também benefícios ligados à longevidade.
Você sabia que as atividades culturais, como o teatro, a música e a dança, ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade? Além disso, o envolvimento com atividades culturais proporciona um senso de pertencimento e conexão social, elementos essenciais para a saúde emocional. Segundo a OMS, essas atividades podem trazer benefícios duradouros à saúde mental.
A especialista em Neurociência e em Neuropsicopedagogia, Cristiane Guedes, explica que o nosso corpo seria como uma linda “dispensa para os estímulos hormonais” dos quais lançaríamos mão para o ajuste perfeito de seu funcionamento saudável e harmonioso. “Colaborando inclusive com a melhoria na vitalidade e disposição, rejuvenescimento, resiliência e consequentemente com a qualidade de vida. Para tanto é necessário que se ativem essas áreas de estímulos para se poder usufruir adequadamente de tudo o que o corpo pode nos oferecer”, pontua.
Uma vida fisicamente ativa promove benefícios tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças, inclusive o câncer. De acordo com o Ministério da Saúde, a prática de atividade física deve ser incentivada em todos os momentos da vida, pois traz inúmeros benefícios para a saúde. Você pode fazer atividade física no seu tempo livre, enquanto se desloca a pé ou de bicicleta para o seu trabalho, por exemplo.
Passeios ao ar livre ou hobbies como leitura também têm um impacto direto na saúde física. A prática regular de atividades físicas melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico e auxilia na manutenção de um peso saudável. Com o tempo, essas ações contribuem para a longevidade, prevenindo doenças crônicas, como problemas cardíacos, diabetes e hipertensão.
O simples ato de se divertir com amigos, familiares ou até mesmo sozinho, tem um efeito terapêutico. Isso porque esses momentos promovem a liberação de endorfinas, hormônios que geram sensação de prazer e bem-estar, criando uma barreira contra o estresse e a depressão. A descontração e o lazer também favorecem a resiliência emocional, permitindo que enfrentemos os desafios da vida com mais leveza e otimismo.
Dedicar tempo para atividades culturais, de diversão e entretenimento é mais do que um passatempo, é uma ferramenta essencial para manter o equilíbrio físico e mental, permitindo uma vida mais saudável e duradoura. Ao integrar esses momentos na rotina, estamos não só investindo no bem-estar presente, mas também no futuro, criando bases sólidas para uma longevidade plena e satisfatória.
De acordo com a especialista, viabilizar novas experiências com o contato com as artes, exercícios físicos ou mesmo uma caminhada ativa áreas do cérebro que jamais se imagina atingir. “As atividades culturais auxiliam, e muito, para alimentar a criatividade, sugerem leveza e momentos prazerosos, além de permitirem a formação de novos conteúdos. É um movimento único de presentear a si mesmo com a sua companhia e viver prazerosamente momentos de cuidados pessoais”, explica Cristiane.
Ser um associado da Appai é muito mais do que ter acesso a benefícios exclusivos. É uma verdadeira porta de entrada para uma vida repleta de cultura, lazer e diversão! Perfeito para quem busca explorar novas atividades, experiências únicas e, claro, ter mais qualidade de vida. São diversas opções de atividades voltadas para o lazer, cultura e diversão. Para saber mais, acesse o nosso site.
Por Jéssica Almeida
Fontes: Ministério da Saúde | OMS | Cristiane Guedes é mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade, Psicopedagoga, Especialista em Neurociência e em Neuropsicopedagogia.
* Lembramos que é fundamental que o associado esteja sempre atento aos regulamentos e às regras de utilização de cada benefício, garantindo o uso adequado e o pleno aproveitamento das atividades oferecidas.