Mulheres extraordinárias

Projeto Cultura para todos tem seu lançamento marcado por passeio no AquaRio, celebrando o Mês das Mulheres atendidas pelo Rio Abrace

Projeto Cultura para todos estreia em grande estilo, ao lado de mulheres extraordinárias, no mês dedicado a elas. Na última segunda (24), a Appai, através do PPAS, proporcionou que trinta mulheres atendidas pelo Rio Abrace vivessem uma experiência única no AquaRio. A iniciativa é um dos pilares do Programa de Projetos e Ações Sociais da Appai, que busca ampliar o acesso à cultura e ao lazer para instituições cadastradas no Projeto Nutrindo. O objetivo do mais novo projeto é proporcionar momentos de alegria, acolhimento e novas descobertas, reforçando a importância de iniciativas que promovam bem-estar, qualidade de vida e inclusão a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

 

Muito mais do que um passeio

Durante a visita ao maior aquário brasileiro, o grupo teve a oportunidade de conhecer de perto a vida marinha, explorando cada espaço do santuário aquático. Para muitas delas, essa foi a primeira vivência em um ambiente tão encantador, tornando o momento ainda mais especial. “Eu nunca imaginei que um dia estaria aqui, vendo tudo isso de perto. Esse sentimento de vir aqui hoje é de realização de sonhos. De poder viver coisas boas”, contou Claudia Assumpção emocionada.

Logo na entrada, a sensação já era de deslumbramento. Atentas, todas observavam os primeiros aquários retendo cada detalhe, trocando sorrisos e apontando cada espécie marinha com entusiasmo. “Parece que a gente volta a ser criança, né? Nunca tinha visto nada assim tão de perto, é como estar em outro mundo”, afirmou Eliane Silva dos Santos, encantada. Compartilhando do mesmo entusiasmo, Beatriz Vilanova acrescentou: “Eu tô muito animada, porque nunca vim aqui. É muito legal você ficar tão perto assim, porque é muito diferente de ver um peixinho pequeno de aquário. Aqui é tudo grandioso!”.

Ao chegarem no túnel subaquático, onde os visitantes ficam cercados por tubarões e arraias, a emoção e a surpresa tomaram conta do ambiente, fazendo daquele um dos momentos mais deslumbrantes e transformadores. Para Danielle Aparecida, esse conhecimento foi inovador. “A gente passa por tanta coisa na vida que, às vezes, esquece o quanto é bom sorrir, se surpreender, ser feliz!”.

 

Um respiro na rotina

Para muitas dessas mulheres, o passeio representa mais do que lazer, é um momento de pausa em meio aos desafios do dia a dia, como comenta Rosana Aparecida dos Santos, que estava a dois dias de fazer uma cirurgia. “Esse passeio veio para me acalmar, para me relaxar, para me dar tranquilidade, força, para a gente vencer”, pontua ela.

Em um determinado momento, o grupo foi convidado a entrar em uma espécie de minicaverna aquática, em que a aproximação com os peixes e outras espécies marinhas ficava ainda mais intensa. Nessa hora, Cleusimar Coelho Duarte exclamou com lágrimas nos olhos. “Quando você está aqui dentro, os problemas desaparecem. A gente vê que Deus é tão divino, que ele pode nos proporcionar tanta coisa bonita, tanta coisa boa. E uma delas é a nossa vida para contemplar a natureza. Obrigada, Deus!”, disse ela sensibilizada.

Ao ser perguntada sobre como havia se sentido, Ivanilda Rodrigues foi categórica. “Eu me senti importante, sabe? Senti que mereço viver coisas boas, que a vida também pode me dar presentes como esse”, enfatizou radiante. Para ela, o passeio foi além do momento em si. “Estar aqui, junto com as meninas, vivendo essa prática, é muito especial. Para mim, é mais do que um encontro, é uma família, uma família que a gente tem aqui na Terra.”.

Maria Helena Pinheiro dos Santos reforçou que esse projeto despertou nela um novo olhar sobre si mesma. “Ver tudo isso aqui me fez lembrar que o mundo é muito maior do que os problemas que a gente enfrenta. Quero viver mais momentos assim.”. Animada, ela já faz planos, revelando que sua próxima viagem será ainda mais especial, pois vai ao Piauí para rever parte de sua família.

Em resumo, o projeto Cultura para todos marca o início de uma jornada de transformação e acolhimento, proporcionando vivências únicas que enriquecem a vida das pessoas. Ações como essa demonstram que a cultura tem o poder de mudar realidades e criar memórias inesquecíveis para todos os envolvidos.

 

Como acontece o projeto Cultura para todos?

Mensalmente o PPAS selecionará uma instituição a ser beneficiada com atividades especiais, passeios e eventos culturais. “O acesso à cultura não deve ser um privilégio, mas um direito de todos. A arte e a cultura transformam vidas, ampliam horizontes e apresentam oportunidades. Por isso, foi criado um projeto com o objetivo de oferecer a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social a chance de vivenciar experiências culturais que, muitas vezes, estariam fora do seu alcance.”, afirma Giselle Ribeiro.


Por Antônia Figueiredo