Aprenda a fazer a autoavaliação das suas mamas

Você sabia que cerca de 80% dos tumores nas mamas são descobertos pelas próprias mulheres através do autoexame?

É isso mesmo que você leu. Nem preciso falar sobre quão importante é essa prática, né? Ela é simples, prática e pode ser feita da sua casa.

Se você ainda não pratica o autoexame, confira nossas dicas sobre como investigar o aspecto das suas mamas:

  • Em frente ao espelho, procure por sinais visíveis como: mudança de tamanho e formato da mama, verrugas ou feridas repentinas, saliências, enrugamento, dureza, vermelhidão ou secreções.
  • No banho, com um dos braços erguidos e posicionado atrás da cabeça, apalpe os seios e procure por nódulos na circunferência do seio e na região dos mamilos. Observe também se a pele da mama está enrijecida ou dura.
  • Deitada, com uma das mãos atrás da cabeça, pressione os seios levemente de fora para dentro, fazendo uma espiral, e procure por nódulos, engrossamento da pele ou protuberâncias.
  • Toque a mama debaixo dos braços direito e esquerdo, nas regiões de cima e debaixo dos seios, bem como no mamilo, faça movimentos em círculos e se certifique de ter apalpado toda região. Ao notar qualquer alteração suspeita, procure um especialista.

Se você é usuária do Affego-Saúde e tem 39 anos ou mais, participe também do Outubro Rosa do plano e faça o exame de mamografia sem coparticipação.

OUTUBRO ROSA

De 1º a 30 de agosto de 2021
Usuárias com 39 anos ou mais
Clínica Aro
Somma Diagnósticos
Mais informações: (62) 99410-6223