Preserve a memória

Você já saiu de casa e não se lembrou onde deixou as chaves? Esqueceu a senha do cartão, um importante compromisso ou a data de aniversário de alguém querido? Devido à correria do dia a dia, algo assim pode ocorrer com pessoas de todas as idades. Porém, a partir dos 50 anos, isso se torna mais comum, visto que o cérebro, assim como o corpo, envelhece com o passar dos anos, impactando diretamente a memória.
 
Contudo, é provado que, com estímulo adequado, é possível preservar a faculdade de lembrar e conservar informações. É fundamental manter a mente ativa com práticas diárias como leituras, passeios, interação social, alimentação balanceada e atividades cognitivas. Já os exercícios físicos, tão importantes na promoção de um corpo saudável, têm papel ainda mais importante: a atividade física melhora o desempenho do cérebro, ajuda o indivíduo a pensar com mais clareza, proporciona um grande ganho de aprendizagem e reduz a degeneração celular e os sintomas de depressão e ansiedade.
 
No processo natural e gradativo do envelhecimento, há perda de neurônios. A boa notícia é que novas células cerebrais podem nascer por meio da neurogênese - processo de formação de novos neurónios no cérebro. Estímulos para o cérebro também provocam a plasticidade neuronal, ou seja, a capacidade de o sistema nervoso sofrer adaptações e realizar novas ligações entre os neurônios.
 
“Envelhecer bem está relacionado às ações realizadas ao longo dos anos. No caso da memória, os estímulos corretos e as boas práticas garantem um processo saudável, mais autônomo e com melhor consciência.” Denise Dutra Valladares Moreira - Psicóloga e Instrutora da Oficina da Memória

Em prol da sua memória 

A Oficina da Memória está à disposição dos beneficiários da FUNDAFFEMG Durante os encontros semanais, são desenvolvidas atividades que promovem atenção, concentração, percepção, memória, visualização, imaginação, expressão corporal e verbal, raciocínio lógico e estimulação visuo-espacial. Tudo para prevenir demências e identificar as doenças relacionadas à memória de forma precoce.
 
 
“Termos uma boa qualidade de vida sempre foi uma meta para o meu esposo, Paulo, e eu, que buscamos iniciativas que nos ajudam a atingir esse objetivo. Na FUNDAFFEMG, já participamos da Oficina da Memória e do Rememorar. Nos encontros, ativamos a memória por meio de recordações, lembranças, imagens, programas e fatos que estavam esquecidos com o tempo. As atividades são muito prazerosas, bem estruturadas e cumprem o objetivo de estimular o nosso cérebro.” Elena de Oliveira Vecchio – Aposentada

Movimente o corpo com o Ativação +60

Já é sabido que os exercícios físicos fazem bem para o corpo e para a mente. Na FUNDAFFEMG, os beneficiários com mais de 60 anos têm a oportunidade de se movimentar em uma atividade ideal para sua faixa etária: o programa Ativa +60, que promove a socialização por meio de exercícios que aumentam a conscientização corporal, a agilidade e a força muscular.
 
Os encontros são coordenados por um fisioterapeuta da Operadora e realizados duas vezes por semana. A próxima turma será iniciada em breve. Fique atento às redes sociais e à comunicação da FUNDAFFEMG para mais informações.