Conhece o Protocolo de Manchester?

Ao procurar um serviço de pronto atendimento para tratar de algum mal-estar, você, certamente, já respondeu algumas perguntas sobre seu estado clínico, relatou sintomas e recebeu uma pulseira colorida antes de ser encaminhado a um consultório médico. Este procedimento é chamado de Protocolo de Manchester, um método de triagem de pacientes.  

Por meio desse protocolo, pessoas que apresentam sintomas que possam acarretar risco de vida são atendidas primeiro. Ou seja, o método, que tem como base a classificação por cores, é fundamental para que atendimentos prioritários sejam devidamente considerados e se possa organizar melhor a fila.  

O que é o Protocolo de Manchester?

O Protocolo de Manchester é um sistema global criado para facilitar o atendimento em hospitais e unidades de saúde. Por determinar escalas de urgência, a classificação ajuda a filtrar os casos mais graves, trazendo agilidade, padronização e organização para o serviço. Este sistema proporciona ao serviço de saúde um atendimento mais eficaz, considerando que o tempo pode ser crucial para salvar vidas. Ele também garante uma gestão de recursos otimizada, visto que reduz a necessidade de procedimentos de emergência motivados pelo agravamento da condição clínica do paciente.  

Cores e definição de categorias para atendimento  

  • Vermelho – casos de nível máximo de urgência: pacientes com quadros clínicos gravíssimos e risco de vida. O atendimento deve ser realizado de forma imediata. - Queimaduras em mais de 25% do corpo; parada cardiorrespiratória; problemas respiratórios; crises de convulsão e traumatismo. 
  • Laranja – casos graves, com nível de urgência menor: pacientes que apresentam estabilidade maior. O tempo médio de espera deve ser de até 10 minutos. - Arritmia cardíaca (desde que não apresente sinais de instabilidade); cefaleia intensa e de rápida progressão; suspeita de AVC e infarto; dores muito severas.  
  • Amarelo – gravidade moderada: pacientes que demandam avaliação detalhada, mas que têm condições de esperar mais tempo para o atendimento, que pode ocorrer em até uma hora. - Picos de hipertensão arterial; hemorragias moderadas; sinais vitais irregulares; vômito intenso; desmaios.  
  • Verde – casos de menor gravidade, que não exigem atendimento urgente. Tempo médio de espera é de duas horas. - Febre sem alteração nos sinais vitais; hemorragia sob controle; dores leves; resfriados; viroses.  
  • Azul – casos de atendimento simples, que não apresentam risco para saúde ou vida do paciente. Atendimento pode ser feito em até quatro horas. - Aplicação de medicação com receita; dores crônicas já diagnosticadas; troca de sondas ou de curativos.  

Apresenta algum incômodo ou sintoma leve, que não seja indício de urgência ou emergência?  

Em vez de se dirigir ao hospital, faça uma consulta no Pronto-Atendimento Online, por meio da Conexa Saúde. Esta é uma ótima alternativa para beneficiários que precisam de atendimento médico, mas não podem ou preferem não se locomover até uma unidade de saúde.  

O PA Online está disponível nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria, 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, com a teleconsulta, o usuário do plano otimiza tempo de atendimento, evita filas e não se expõe ao ambiente hospitalar e a possíveis contaminações. Porém, não se esqueça: se o seu quadro indica uma situação de urgência ou emergência, procure presencialmente, o quanto antes, o hospital mais próximo.