HIV: detecção precoce, tratamento e qualidade de vida

Durante o mês de Dezembro, ocorre a campanha nacional de sensibilização em da luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST´s (infecções sexualmente transmissíveis). 

A campanha instituída pela?Lei nº 13.504/2017 é um grande marco para a sociedade.  O foco: prevenção, a?assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

AIDS é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV) que ataca o sistema imunológico. 

O método mais eficaz na prevenção é o uso do preservativo, (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (anal, vaginal e oral). ?

Formas de transmissão: 

1- Relações sexuais desprotegidas
2 - Compartilhamento de seringas contaminadas
3 - De mãe (portadora do vírus) para filho durante a gestação ou amamentação

A busca por tratamento eleva a qualidade de vida e diminui as chances de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis.  O tratamento gratuito é garantido e iniciado imediatamente após o diagnóstico. O medicamento impede que o vírus se replique, evitando a queda da imunidade do portador do vírus.  

Outras infecções sexualmente transmissíveis que necessitam de tratamento: Herpes genital; cancro mole; HPV;?Doença Inflamatória Pélvica (DIP); Donovanose; Gonorreia e infecção por Clamídia; Linfogranuloma venéreo (LGV); ?Sífilis; Infecção pelo HTLV; Tricomoníase.

Procure por ajuda! 

Em caso de suspeita de exposição de risco, procure atendimento médico. A profilaxia pós contato existe e reduz as chances de contágio em até 72 horas após a contaminação. O tratamento  antirretroviral,  através das medicações oferecida pela rede de saúde, impede o enfraquecimento do sistema imunológico e aumenta o tempo e qualidade de vida!

Previna-se, busque por atendimento! Faça exames periodicamente! 

FONTES: Ministério da Saúde