A CASSI garante a assistência necessária para promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida dos seus participantes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para se ter uma ideia, somente no último ano, foram mais de meio milhão de atendimentos, incluindo terapias seriadas, oferecidos aos 4.177 participantes diagnosticados com TEA que solicitaram o suporte da CASSI.
Além disso, implementou a regulação do fluxo de autorizações para assegurar critérios essenciais de atendimento por parte dos prestadores. Isso permite a prestação de serviços com alto padrão e segurança à pessoa com suspeita ou confirmação diagnóstica de TEA e eleva a qualidade do cuidado oferecido a esse público. Também assegura a cobertura de todas as terapias previstas no ROL da ANS e nos regulamentos dos planos contratados, além de proteger os participantes contra eventuais irregularidades na assistência oferecida por prestadores de serviços especializados em TEA.
A definição dos protocolos baseados em evidências científicas, assim como acontece para os demais tipos de atendimento de saúde oferecidos, serve para nortear o processo de autorização e atendimento na rede credenciada. Quando as solicitações não estão de acordo com os protocolos técnicos da CASSI, é solicitada a reavaliação pelos profissionais de saúde responsáveis pela assistência. Os critérios são também usados para orientar o pagamento dos prestadores de serviços de saúde, cujas faturas apresentadas à CASSI precisam estar alinhadas ao tipo de tratamento preconizado.
Pagamento a prestadores
Ao receber as faturas com a cobrança pelos atendimentos realizados, a CASSI avalia as informações relacionadas ao serviço prestado e, quando há inconsistências, fugindo o padrão assistencial previsto, solicita aos prestadores a adequação. Com o aumento dos atendimentos para participantes com TEA no último ano, a CASSI identificou excessos por parte de prestadores e intensificou os pedidos para ajustes de faturas incorretas como condição para realizar os pagamentos.
Portanto, a CASSI não deixa de pagar pelo atendimento prestado aos seus beneficiários, seja diretamente a seus credenciados ou a prestadores que realizam atendimento pela modalidade de livre escolha (disponível para o Plano de Associados). O que faz é exigir informações corretas e detalhadas relacionadas ao serviço, para se certificar de estar remunerando assistência de qualidade, com padrão elevado e que realmente foi prestada. Assim protege o patrimônio dos associados para garantir a perenidade dos serviços.
Ampliação da rede de atendimento
O cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) deve ser baseado em evidências científicas e usar instrumentos de avaliação fundamentados e é essencial que essas práticas sejam compartilhadas com a CASSI para garantir um atendimento de qualidade e segurança. A CASSI tem ampliado e qualificado sua rede credenciada especializada para atender ao aumento das solicitações de tratamento do TEA. Isso favorece o relacionamento entre prestadores e a operadora, proporcionando maior agilidade nas autorizações e pagamentos. O atendimento por meio de credenciados facilita o acompanhamento dos casos pela CASSI, a verificação dos códigos dos procedimentos e a rapidez nos contatos para autorizações e reavaliações de faturas.