CASSI estuda coparticipação como indutor da promoção da saúde

A estratégia é diferenciar, de forma gradual, os percentuais cobrados de quem usar serviços referenciados pela CASSI, podendo chegar à isenção da cobrança



A Caixa de Assistência está desenvolvendo estudos para que a coparticipação atue, ainda de forma mais efetiva, como orientador na promoção da saúde dos associados e, ao mesmo tempo, reduza as despesas assistenciais. A estratégia é diferenciar, de forma gradual, os percentuais cobrados de quem usar serviços referenciados pela CASSI, podendo chegar à isenção da cobrança.

Um exemplo de serviço referenciado é o Telemedicina CASSI, lançado em abril, para enfrentar a pandemia. Nele, médicos atendem por vídeochamada, 24 horas por dia, os participantes com suspeita de Covid-19 ou síndrome gripal. Nos mais de 50 mil atendimentos realizados não houve cobrança de coparticipação.

O Saúde na Linha é outro exemplo de isenção de coparticipação. O participante liga para uma central clínica especializada e é orientado sobre qualquer problema de saúde, também 24 horas por dia. Já implantado no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará, será, na sequência, expandido para outros estados.

Além dessas duas soluções, a isenção já existe nas consultas feitas nas CliniCASSI, serviços próprios que trabalham com foco na atenção primária à saude.

Como funciona hoje a coparticipação?

Desde janeiro de 2019 os percentuais de coparticipação para os participantes do Plano de Associados da CASSI são de 40% nas consultas médicas (exceto as realizadas por médicos nas CliniCASSI), sessões de psicoterapia, acupuntura e visitas domiciliares; e em 20% para os exames de laboratórios, diagnose e terapia (tais como fisioterapia, RPG, fonoaudiologia, terapia ocupacional), desde que não envolvam internação hospitalar.

O repasse é limitado ao máximo de 1/24 da renda bruta mensal do associado nos casos de diagnose e terapia, o que não ocorre nas consultas, psicoterapia etc. Vale destacar que os recursos ressarcidos por meio da coparticipação contribuem diretamente para a sustentabilidade financeira da Caixa de Assistência e compõem o atual modelo de custeio.

Onde acompanhar a utilização?

O acompanhamento dos participantes é fundamental, acessando o “Extrato de Utilização”, disponível no app CASSI e no site, área de Associados (www.cassi.com.br). Nesse ambiente é possível que cada participante faça a gestão dos seus gastos e identifique eventuais cobranças indevidas. Para quem tem o app CASSI instalado existe uma funcionalidade adicional, o associado recebe um comunicado no ato em que o procedimento médico/laboratorial for autorizado, com o valor do procedimento e respectiva coparticipação.