Telemedicina CASSI supera 50 mil atendimentos

Sem tirar os olhos da tela do computador, a médica Patrícia Vieira inicia o atendimento. Pela chamada de vídeo, busca se aproximar e captar sinais de quem está na outra ponta, também usando computador ou celular, acionando a telemedicina da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI). Adotada como medida emergencial durante a pandemia, a ferramenta atendeu mais de 50 mil participantes com suspeita da Covid-19 ou sintomas de síndrome gripal, nos primeiros 70 dias de funcionamento.

Isso representa em média 700 pessoas atendidas por dia sem precisar sair de casa, evitando exposição à riscos desnecessários. “Atender em casa pessoas que estão debilitadas é dar uma assistência mais humanizada. Pela Telemedicina, enviamos pedido de exame e a receita, sem que a pessoa precise enfrentar emergência de um hospital ou a espera por atendimento”, acrescenta a médica, que há seis anos presta serviços nesta modalidade.

A segurança e a agilidade do serviço conquistaram a confiança dos usuários. “A ferramenta é maravilhosa e tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas”, diz Charles Pereira da Silva, funcionário do BB em Juazeiro do Norte (BA). Ele aproveitou a facilidade do atendimento 24 horas por dia e diz que aprovou a atenção da equipe médica, que passou inclusive orientações sobre a alimentação mais adequada durante o tratamento.

“Atendimento nota 10”, define o aposentado Miguel Angelo Leão Santa Maria, de Brasília (DF). Este serviço também foi a opção de Giovanna Navarro Almeida, 15 anos, de Campinas (SP). Ela é filha de funcionário do BB e considerou a consulta “sensacional, humanizada e ágil”.

Liane Schumman, que trabalha no Banco do Brasil em Caxias do Sul (RS), também experimentou a telemedicina. Precisou de atendimento em um final de semana e conta que passou por uma avaliação completa, recebeu pedidos de exame e também a prescrição de medicamento, tudo por email. “Fiquei super segura. Não tive que me deslocar numa época de isolamento. Os médicos são super atenciosos, prestam um atendimento humanizado”, fala. Liane foi diagnosticada com sinusite e, com a evolução do quadro, encaminhada para consulta presencial com um otorrino, sempre com monitoramento da equipe da Telemedicina.

Com satisfação acima de 95% para o serviço, registrada em pesquisa com usuários, a CASSI agora pretende ampliar o atendimento por videochamada para outras necessidades de saúde da sua população. A intenção é de que a Telemedicina CASSI se transforme em primeira referência, na lógica da atenção primária em saúde (APS).