Vacinação contra gripe é prorrogada até 30 de junho

Foi prorrogado até 30 de junho o prazo de vacinação contra Influenza, que protege contra os três tipos de vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul no último ano. A vacina é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em crianças de 6 meses até antes de completar 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (renais cônicos, imunossuprimidos, transplantados, obesos, portadores de trissomias etc), pessoas com deficiência, idosos com 60 anos de idade ou mais, indígenas, professores de escolas públicas e particulares, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional. 

Segundo o Ministério da Saúde, somente 63,53% dos 77,7 milhões de pessoas que fazem parte dos públicos-prioritários receberam a vacina até agora.

Se tiverem dúvidas sobre a necessidade de vacinação, os participantes da CASSI podem procurar orientação nas CliniCASSI do seu estado. Localize a mais próxima pelo botão Contatos, na página inicial.

Covid-19
Embora a vacina contra Influenza não evite o contágio por coronavírus, ela diminui possíveis complicações decorrentes de infecções respiratórias e auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19. Além disso, ao se vacinar contra a gripe, os grupos de risco evitam as formas mais graves da doença, que podem levar a internações e a sobrecarga no sistema de saúde.