Entenda a asma

O que é asma? 

Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que pode ser revertida espontaneamente ou com tratamento. Durante a crise de asma, os brônquios (tubos que levam oxigênio aos pulmões) se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando sintomas como tosse e dificuldade para respirar.


Quais são os sintomas da asma? 

A asma tem sintomas bem característicos, mas alguns deles podem ser confundidos com os de outras doenças. Para um diagnóstico adequado, o ideal é procurar um profissional de saúde assim que sentir qualquer desconforto.

Existe tratamento? 


Sim, com o tratamento adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo. Por isso é fundamental fazer acompanhamento médico correto e constante, a maioria das pessoas com asma pode levar uma vida absolutamente normal.


Quais são as possíveis complicações?


As principais complicações da asma são:
• Capacidade reduzida de se exercitar ou fazer outras atividades
• Insônia
• Alterações permanentes no funcionamento dos pulmões
• Tosse persistente
• Dificuldade para respirar, a tal ponto que precise de ajuda (ventilação)
• Hospitalização e internação por ataques severos de asma
• Efeitos colaterais de medicações usadas para controlar a asma


Fatores de risco 

A asma pode estar associada a vários fatores como:


Histórico familiar: Ter casos de asma na família pode representar grandes chances de desenvolvimento da doença, principalmente nas crianças.


Genética: Homens e pessoas obesas tem maior predisposição à doença, principalmente durante a infância.


Ambiente: Infecções virais, exposição à poeira, alérgenos como ácaros, pólen, pelo de animais, fumaça de cigarro, poluição ambiental e mudanças climáticas, são alguns exemplos.


Outros fatores que podem causar crises de asma são: exercícios físicos vigorosos, estresse emocional e uso de alguns tipos de medicamentos.