O importante é a Saúde Bucal, não a Maquiagem!

Ter um sorriso perfeito tornou-se uma necessidade para muitas pessoas. Não é uma questão somente de saúde bucal, mas também, psicológica, já que o sorriso é considerado o nosso cartão de visita. Um belo sorriso eleva a autoestima e contribui para melhoria das relações interpessoais, inclusive, no campo profissional.

Atualmente, a odontologia dispõe de diversos recursos para alcançar um sorriso saudável e bonito, principalmente, com o uso de tecnologias que objetivam a harmonização facial. O consultório hoje não é mais visto somente como o local para prevenção e tratamento de doenças bucais como tratamento de canais, cáries, gengivites ou extrações dentárias.

Em nome do padrão estético ideal, infelizmente muitos profissionais e pacientes acabam extrapolando os limites aceitáveis da odontologia, fazendo com que o sorriso seja comercializado de forma exagerada, prejudicando a funcionalidade dental em nome da estética. A saúde bucal vem sendo deixada em segundo plano. Este tipo de conduta, quando não forem respeitados os limites biológicos de cada paciente, pode ter como consequência, sérios problemas bucais, que no futuro, podem levar, inclusive, à perda de dentes. Com o passar dos anos e avanços tecnológicos, surgiram novos materiais restauradores possibilitando a realização de técnicas mais conservadoras, com menor desgaste dentário e, portanto, menos invasivos. Entretanto, a crescente busca pela estética fez com que tratamentos mais invasivos voltassem a ser executados, com mais desgaste de estruturas dentárias. Hoje é comumente realizado extrações dentárias desnecessárias, desgastes excessivos e branqueamento exagerado, com o objetivo de melhorar a estética, colocando em risco a saúde oral.

A odontologia estética é muito mais que estética bucal, pois, além da beleza, ela proporciona função e saúde aos dentes. Dentro da odontologia estética, existem diversos recursos que auxiliam na busca de um sorriso saudável e bonito, sem prejuízos à saúde bucal, quando bem executados.

Abaixo, alguns exemplos:

Implantodontia – os implantes visam a substituição de dentes perdidos com o objetivo de proporcionar a devolução da funcionalidade e estética dentárias, através da instalação de próteses sobre implantes. São procedimentos seguros, mas que devem ser realizados somente quando não for mais possível preservar o dente natural, que ainda é a melhor opção.

Ortodontia – devolve o posicionamento correto dos dentes, contribuindo para melhoria da estética e resgatando a função mastigatória, muitas vezes perdida devido ao mau posicionamento dos dentes na arcada bucal.

Prótese – a reabilitação oral proporciona ganhos funcionais e estéticos ao paciente e trabalha em parceria com as diversas especialidades odontológicas, como a implantodontia, periodontia, etc. Devolve-se a forma, cor e função às estruturas dentárias perdidas, através da confecção de próteses a serem escolhidas de acordo com a indicação técnica. Como exemplo, podemos citar as facetas e coroas em porcelana, dentre muitas opções no mercado.

Dentística – os profissionais desta especialidade cuidam dos dentes através do uso de resinas diretas, facetas, restaurações estéticas, além de vários outros serviços.

Cirurgias – como exemplo podemos citar a realização de cirurgias ortognáticas com a finalidade de devolver o padrão facial normal em pacientes adultos que apresentam alterações no desenvolvimento ósseo facial.

Na escolha de um tratamento estético, a saúde bucal deve ser priorizada, por isso é fundamental ter um profissional de confiança para acompanhamento e execução dos procedimentos necessários, que devem ser previamente estudados, planejados e discutidos com o paciente. Desta forma, é possível atingir resultados satisfatórios e sem riscos à saúde. Antes de realizar um tratamento estético, procure saber os benefícios e cuidados necessários para manutenção deste tratamento e, consequentemente, da saúde bucal.

Não se esqueça, independente de necessidades estéticas, visite o seu dentista regularmente! Prevenir para poder sorrir.

Drª Juliana Marinho Oliva – Perita Odontológica da EVIDA – CRO-6858-DF.