Cuidados com a Gengiva

A pandemia do COVID-19 modificou as relações em todo o mundo, tornando o distanciamento social necessário para a proteção de todos. Infelizmente, não podemos abraçar como antes, mas podemos sorrir, ainda que virtualmente ou por trás de máscaras.

No momento atual, um sorriso vale por um abraço, então, vamos sorrir bastante, mas com gengivas saudáveis! Cuidar da gengiva é fundamental para nossa saúde, não só bucal, mas saúde em geral. Gengivas inchadas, vermelhas, sensíveis e com sangramentos, podem ser sinais de gengivite e gengiva saudável não sangra. Uma gengiva inflamada pode causar mau hálito, gosto ruim na boca, além de atrapalhar o convívio social, podendo interferir na aparência e autoestima das pessoas.

Na correria do dia a dia não é fácil manter a boca como os dentistas ensinam. E, por isso mesmo, a gengivite é algo tão comum. Provavelmente você já teve em algum momento da vida. Mas, o que é gengivite?

Gengivite é uma inflamação causada, principalmente, pelo acúmulo de placa formada por diversas bactérias que se juntam aos restos alimentares. A principal causa do acúmulo dessa placa bacteriana nos dentes é a escovação deficiente. Em uma semana, se você negligenciar a escovação e o uso do fio dental, as bactérias ganham espaço gerando uma inflamação e lá vem a gengivite, que se não tratada, se torna mais agressiva e pode evoluir para outros problemas bucais mais sérios, como a periodontite, uma condição mais grave que pode levar à perda dos dentes.

E como podemos prevenir a gengivite?

Para proteger a sua gengiva da gengivite é fundamental uma boa higienização bucal com o uso de fio dental. A dica é: escove os dentes corretamente e use o fio dental!

O fio dental é fundamental para remover a placa bacteriana e, consequentemente, proteger sua gengiva, pois ele elimina os resíduos alimentares das regiões onde a escova não tem fácil acesso, como, por exemplo, entre os dentes e na linha da gengiva. A higiene bucal só fica completa com o uso do fio dental. E falando no fio dental, muitas pessoas tem dúvidas em relação ao momento em que ele deve ser usado, se antes ou depois da escovação. Antes ou depois, depende da preferência de cada um, mas na verdade, o mais importante mesmo, é fazer com que o uso do fio dental faça parte da sua rotina diária.

Mesmo com todas as dicas acima, é primordial uma alimentação saudável e evitar o fumo para a saúde dental. A limpeza profissional também é de extrema importância, pois quando a placa bacteriana se acumula por muito tempo, acaba formando tártaros que só podem ser removidos pelo dentista, por isso, as visitas periódicas ao dentista são tão importantes.

Fique atento a alguns sinais:

• Sangramento gengival;

• Mau hálito persistente (halitose);

• Gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis;

• Gengivas que se afastam dos dentes;

• Presença de Tártaro.

Drª Juliana Marinho Oliva – Perita Odontológica da EVIDA – CRO-6858-DF.