
A primavera está chegando em 22 de setembro, trazendo a promessa de dias mais amenos e coloridos! No entanto, enquanto a nova estação não chega, muitas regiões do Brasil ainda enfrentam o desafio do tempo seco.
Durante esse período, de julho a outubro, as queimadas aumentam significativamente. Segundo o MapBiomas Fogo, que reúne universidades, ONGs e empresas de tecnologia, a estação seca concentra 79% das ocorrências de área queimada no Brasil, sendo que setembro responde por um terço do total.
A combinação de poluentes e ar seco afeta diretamente a nossa saúde, exigindo cuidados redobrados.
Riscos para a saúde
A baixa umidade pode ressecar as mucosas do nariz, garganta e pulmões, causando dificuldades respiratórias e tosse. Esse cenário pode ainda agravar doenças respiratórias, como asma e bronquite. Quem sofre de rinite alérgica costuma sentir mais coceira no nariz e olhos, além de coriza, espirros e obstrução nasal. Em alguns casos, pode até haver sangramentos espontâneos devido à fragilidade das paredes internas do nariz.
Além dos sintomas respiratórios e alérgicos, o tempo seco pode causar ressecamento da pele e dos lábios, irritação nos olhos e até dores de cabeça, impactando o bem-estar geral.
Como se cuidar durante o tempo seco
Dicas extras de bem-estar:
Conte com o seu Plano de Saúde!
Se a garganta começou a irritar, o nariz escorrer e a tosse apareceu, você pode contar com a Equipe de Saúde do seu Plano de Saúde, que tem diversos profissionais à sua disposição.
Plano Stellantis Saúde
Se você tem o Plano Stellantis Saúde, conte com os Núcleos de Saúde para cuidar de você e de seus dependentes. Lembre-se: a Demanda Espontânea, atendimento sem a necessidade de agendamento prévio, é uma ótima opção para atendimento, quando precisar. Saiba mais aqui.
Funcionamento dos Núcleos de Saúde:
Segunda a sexta, 7 às 19h30 ? Sábado, 8 às 12h
Com essas dicas e o suporte do seu Plano de Saúde, é possível passar pelo período seco com mais tranquilidade, cuidando bem de você e da sua família.