Dê o primeiro passo para uma vida mais saudável!

Hoje, 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data que também marca o 76º aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS) 
 
De acordo com a OMS, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. E cuidar da saúde também diz respeito a construir bons hábitos de vida. 
 
Entendemos como hábito um comportamento regular e repetitivo que é adquirido ao longo do tempo, muitas vezes de forma inconsciente. Você não pensa para amarrar o sapato, colocar o cinto de segurança ou escovar os dentes. Isso significa que essas ações já se tornaram um hábito. 
 
Por outro lado, incorporar um novo hábito na rotina não é uma tarefa fácil, pois demanda energia. E, como o nosso cérebro trabalha para poupar energia, ele vai usar “estratégias” para dificultar essa mudança e permanecer na “zona de conforto”. 
 
Na maioria das vezes, as pessoas desistem da mudança porque criam metas muito difíceis de serem alcanças. O que fazer neste caso, então? Dar um passo de cada vez. Você não precisa ler um livro por mês, pode começar com uma ou algumas páginas por dia; não precisa parar de tomar refrigerante, mas pode reduzir as vezes em que isso acontece na semana e aumentar a quantidade de água; não precisa fazer musculação, pode investir em pilates, hidroginástica ou outra atividade física que te dê prazer e bem-estar. O que você precisa mesmo é dar o primeiro passo!   
 
O mito dos 21 dias 
Você já deve ter ouvido falar que é necessário repetir um novo comportamento por 21 dias para que ele se torne um hábito. Esse número “mágico” saiu do livro “Psicocibernética”, escrito por Maxwell Maltz, em 1960. Na ocasião, o médico, especialista em amputações, observou que seus pacientes levavam cerca de 21 dias para se acostumarem com a nova aparência 
A teoria de Maltz, entretanto, não é comprovada cientificamente e, por isso, é considerada um mito. Estudos mais atuais e consistentes sobre o assunto mostram que construir um novo hábito não é tão simples assim. 
Segundo pesquisa do psicólogo Jeremy Dean, publicada em 2013, é preciso cerca de 66 dias para que alguém adquira um novo hábito. E esse tempo pode variar de acordo com a mudança que você deseja incorporar. Beber um copo de água depois do café da manhã, por exemplo, demora cerca de 20 dias, enquanto começar uma nova atividade física leva 84 dias para se transformar em rotina.  
 
Dicas para dar o primeiro passo 
  • Comece pelo simples: se você quer praticar uma atividade física, por exemplo, pode começar caminhando ao ar livre.
  • Facilite: se for caminhar pela manhã, antes do trabalho, deixe o material necessário (roupas confortáveis, tênis, garrafinha de água) já separado na noite anterior. 
  • Junte seus hábitos: um novo hábito é melhor incorporado quando associado a outro. Exemplo: se for começar a meditar, você pode fazer isso antes ou após o café da manhã.  
  • Se recompense: a longo prazo, a recompensa por adotar bons hábitos é a melhora da saúde e da qualidade de vida. Mas, até lá, uma recompensa rápida é parte importante do processo. Você pode, por exemplo, se permitir assistir a um episódio daquela série que gosta quando a meta diária for batida. 
  • Crie significado: quando uma mudança vem acompanhada de um motivo, é muito mais fácil realizá-la. Essa razão pode ser saúde, estética, competição, diversão... 
  • Compartilhe: ter alguém com quem dividir esse momento também ajuda. Aumenta o senso de responsabilidade e a motivação. 
 
É bom saber 
O tema do Dia Mundial da Saúde de 2024 é “Minha saúde, meu direito”. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o objetivo é defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação. 
 
Pode ser mais fácil do que você imagina, tudo precisa do primeiro passo. Bora tentar?