
Com o início de um novo ano as pessoas tendem a definir novas expectativas e metas. Entretanto, na maioria das vezes a saúde mental é colocada em segundo plano em meio a uma lista imensa de tarefas a serem executadas. Como consequência, diversos sintomas podem surgir ao longo dos meses, indicando uma exaustão mental – que não pode ser negligenciada.
Por isso foi criada a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo conscientizar sobre a atenção à saúde mental e emocional. O mês foi escolhido para tratar desse tema por significar o recomeço, uma “folha em branco” para ser escrita uma nova vida, com hábitos mais saudáveis e maior cuidado com a mente.
Neste ano, a campanha tem como tema “Saúde mental enquanto há tempo: o que fazer agora?” e remete a reflexão do que podemos fazer como sociedade e individualmente para cuidar, superar, perdoar, ensinar e ter uma vida equilibrada.
Dessa forma, a Assefaz propõe aos seus beneficiários e colaboradores que neste novo ano prestem mais atenção à sua saúde mental e de quem os rodeia. Reconhecer um problema e pedir ajuda não é motivo para vergonha ou julgamentos.
Se você estiver sentindo os seguintes sintomas, procure um médico para que seja feita uma avaliação e, se necessário, o encaminhamento para um especialista:
tristeza e choro frequentes;
perda de prazer e motivação;
alterações no sono e na concentração;
queda na imunidade;
irritabilidade;
esquecimentos.
Nas Clínicas Assefaz, os beneficiários podem contar com o acolhimento inicial de um médico de família. Também é possível consultar online através do serviço da Telessaúde Assefaz, que oferece mais de 50 especialidades, incluindo atendimento de psicologia.
Para obter qualidade de vida, é necessário cuidar de todos os eixos. Respeite os seus limites, pratique atividades físicas, regule seu sono e fale sobre as suas emoções, isso faz diferença para o seu bem-estar.