Assefaz participa do II Congresso Brasileiro de Auditoria Médica

A Sociedade Brasileira de Auditoria Médica realizou, de 19 a 21 de outubro de 2023, em Brasília/DF, o II Congresso Brasileiro de Auditoria Médica, com o tema central “Auditoria Médica: os desafios da sustentabilidade em nossas mãos”. A Fundação Assefaz marcou presença e foi representada pelo coordenador de Regulação, Fernando Miguel de Sousa, e pelas médicas auditoras Atena Zatarin, Lisandra Valvassori e Miriam Marchese.

O trabalho submetido pela Coordenação de Regulação, da Gerência Nacional de Saúde/Diretoria de Saúde, foi selecionado para apresentação no evento. A equipe levou o pôster científico sobre “O impacto das novas tecnologias em operadora de plano de saúde na perspectiva da Auditoria Médica”, que realçou as inovações da área, tendo por base as atividades desenvolvidas no âmbito da Assefaz

“É uma área que exige contínuo e amplo conhecimento dos auditores e atualização frente ao avanço médico-tecnológico, com papel fundamental de apoio à gestão para a tomada de decisão, impactando no cuidado centrado no beneficiário e em desfechos clínicos favoráveis”, explicou Fernando Miguel.

As discussões do encontro giraram em torno do cenário que os sistemas de saúde do país enfrentam diante de fatores como envelhecimento populacional, doenças pandêmicas, prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e debilitantes, frequentes incorporações tecnológicas de alto custo e constantes alterações regulatórias e jurídicas.

O encontro evidenciou a importância da auditoria médica e os diversos desafios relacionados, destacando o papel de elo entre as partes envolvidas no provimento de saúde: beneficiários, prestadores de serviços de saúde e o financiamento do setor, com foco na qualidade assistencial e na sustentabilidade do negócio.

A programação incluiu ainda outros tópicos sensíveis para auditores e gestores da saúde, como a dialética jurídica e técnica da saúde sobre o Rol de Procedimentos e a Lei 14.454 de 21/09/22, terapias avançadas, avaliação de tecnologias em saúde e boas práticas clínicas baseadas em evidências.