Maio Amarelo: Unimed Sergipe promove conscientização sobre segurança no trânsito
Quarta-feira, 24 de Maio de 2023
De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são estimadas 45 mil mortes anuais no Brasil decorrentes de acidentes de trânsito. Para contornar esse índice alarmante, desde 2014 é realizada a campanha Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Por compreender a segurança no trânsito como uma questão de saúde pública, a Unimed Sergipe é parceira da iniciativa e durante este mês realiza ações de conscientização com o time de colaboradores.
Além da campanha digital, com a divulgação de peças informativa nas telas de computadores e das recepções das unidades de negócios, WhatsApp e redes sociais da cooperativa, as equipes da Unimed Sergipe estão participando de uma ação itinerante, realizada em parceria com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Entre os dias 22 e 26 de maio, a assistente social assistente social responsável pelos projetos sustentáveis da Unimed Sergipe, Ninive de Paula Moreira, o supervisor de transportes da Unimed Sergipe, Uziel Ramos Teles, e os agentes da SMTT Heloísa de Rezende Alves e Reinato Ferreira estão percorrendo as unidades da Unimed Sergipe para levar a mensagem de cuidado e prevenção no trânsito, enfatizando o lema do Maio Amarelo deste ano: “No trânsito, escolha a vida”. Ninive comenta que anualmente, em parceria com os órgãos de trânsito, são realizadas campanhas de conscientização voltadas para a saúde e segurança no trânsito. “Damos importância a tudo que está relacionando à vida. Participando do Maio Amarelo podemos contribuir e reforçar os cuidados para manutenção da saúde junto à sociedade com essas e outras ações”, enfatiza. Consciência coletiva Muito além dos custos assistenciais, Ninive destaca que os acidentes no trânsito trazem prejuízos para a saúde de todos os envolvidos. “A falta do cinto de segurança, falar no celular ao dirigir, beber e dirigir, transportar crianças sem estar na cadeira adequada, entre outras situações, são comportamentos de destruição em potencial. Basta um pequeno descuido para causar grandes problemas. É preciso trabalhar a percepção do perigo e, ao perceber, obedecer e não avançar. Isso garante a vida, isso é uma boa escolha”, salienta. Atuando há quase 10 anos como supervisor da área de transporte na Unimed Sergipe, Uziel relata que pôde acompanhar como a equipe de motoristas avançou para a melhor no que diz respeito à segurança no trânsito. “Há mais de três anos, não temos nenhum registro de incidente provocado por nossa equipe de motoristas. Esse resultado é fruto das ações de conscientização e educação para o trânsito, o que mostra que estamos no caminho certo”, avalia. Uziel reforça a importância de iniciativas como o Maio Amarelo para promover a mensagem de conscientização para toda a sociedade. “Com o trânsito podemos refletir que estamos conectados uns com os outros, então é fundamental que façamos boas escolhas. Como reforça o tema da campanha deste ano, no trânsito precisamos escolher sempre a vida”, expressa.