Dia Nacional da Enfermagem destaca importância dos profissionais para assistência em saúde

Acompanhar os pacientes, trocar curativos, administrar medicações, participar de cirurgias, realizar procedimentos e manobras são algumas das múltiplas ações executadas pela equipe de enfermagem. Para ressaltar a importância desses profissionais, nesta sexta-feira, 12, é celebrado o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro.

Na Unimed Sergipe, o time de enfermagem tem uma atuação multidisciplinar nas diversas unidades da cooperativa, do Hospital Unimed ao atendimento domiciliar, cuidando dos pacientes no leito ou desempenhando papeis gerenciais e de gestão.

A enfermeira Maria do Carmo Pereira, responsável técnica de enfermagem do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), destaca empatia, paciência, carinho e escuta qualificada como os principais atributos do profissional de enfermagem que se especializa no atendimento em domicílio.

Enfermeira Roberta Teixeira 2.jpg


“Trabalhar na assistência domiciliar é desafiador, pois está ligado à linha do cuidado ao paciente, à estrutura familiar e às condições do domicílio. O nosso objetivo é evitar hospitalizações desnecessárias e oferecer segurança no tratamento do paciente”, detalha.

Satisfação em cuidar

Roberta Teixeira, enfermeira do ambulatório de curativos do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS), comenta que o princípio base dos profissionais de enfermagem é o cuidado com a vida. “No ambiente ambulatorial, o trabalho visa a recuperação através do tratamento de determinada enfermidade, sendo e exercendo o melhor de nossas especializações profissionais para transmitir segurança ao nosso cliente”, descreve.

Enfermeira Elânia Rosa Dória.jpg


Para Roberta, quem atua na enfermagem deve agir de forma humana, acolhendo o paciente para que ele se sinta bem, possa recuperar a saúde e resgatar a autoestima. “Ver os pacientes voltarem a sorrir durante o tratamento é muito satisfatório. Nos alegra e nos faz sermos uma equipe diferente, mais humana, acolhedora e realizada enquanto profissionais de enfermagem”, considera.

A enfermeira Elânia Rosa Dória atua na urgência do Hospital Unimed, onde os profissionais estão sempre de prontidão para atender os casos que exigem rapidez e precisão. “Ao dar entrada pela urgência, o paciente é recebido com o olhar acolhedor, um sorriso atrás da máscara. Nós escutamos suas necessidades com atenção, tendo uma palavra de conforto, um abraço que acalma, e mãos que estão sempre dispostas a cuidar”, salienta.

Enfermeira Kauanne Oliva.jpg


Olhar humanizado

Atuando no Centro de Infusão e Oncologia, a coordenadora de enfermagem Kuanne Oliva detalha que a assistência de enfermagem em oncologia permeia todas as fases do tratamento, desde o diagnóstico, passando por orientações quanto ao tratamento proposto, enfatizando cuidados que minimizem efeitos adversos, garantindo segurança e eficácia nas condutas prescritas e administradas. “Porém, de nada adianta a técnica especializada sem um trabalho integral humanizado, que ofereça acolhimento e bem-estar”, enfatiza.

Kauanne aproveita a data comemorativa e parabeniza os colegas de profissão. “Nesta Semana da Enfermagem, gostaria de evidenciar que esta equipe é cuidadosamente escolhida para prestar um cuidado diferenciado, proporcionando valorização do paciente, respeito às normas e regulamentos, favorecendo equilíbrio entre o que é esperado e o que é possível, mantendo o bom humor e a empatia. Afinal de contas, o melhor remédio para o Ser Humano, é ser humano. Obrigada pelo sorriso dos nossos pacientes. Feliz Dia da Enfermagem”, expressa.