Incentivar hábitos adequados de alimentação para promover uma vida saudável e prevenir doenças é o objetivo principal do Dia da Saúde e da Nutrição, celebrado nesta sexta-feira, 31. A data visa reforçar as ações que devem ser colocadas em prática diariamente, pois o consumo consciente dos alimentos, aliados à atividade física regular, são a melhor forma de prevenir problemas de saúde como hipertensão, diabetes e obesidade, que têm se tornado cada vez mais comuns em todo o mundo.
Paula Dantas, nutricionista da Unidade Materno-Infantil da Unimed Sergipe, destaca que o Dia da Saúde e da Nutrição é importante para reforçar a necessidade de mantermos uma alimentação equilibrada, incluindo alimentos variados que ofereçam todos os nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente.
"Proteínas, carboidratos, gorduras e fibras são importantes e devem estar presentes na alimentação diária. Carnes, ovos, leite e derivados são fontes de proteína, enquanto frutas, tubérculos e cereais integrais fornecem carboidratos. Já azeite, abacate e castanhas são opções saudáveis de gordura. As fibras podem ser encontradas em frutas, vegetais, alimentos integrais e aveia", detalha a nutricionista.
Educação alimentar
Os bons hábitos para uma nutrição saudável devem começar na infância, com o exemplo que vem dos pais. Paula destaca que a alimentação adequada nessa fase da vida é fundamental para o crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo.
“É importante estabelecer horários para as refeições em família e evitar associar alimentos saudáveis como uma punição e alimentos ricos em açúcares, sal e gordura como uma recompensa. É possível introduzir os alimentos saudáveis de forma divertida, criando desenhos no prato, fazendo refeições em locais diferentes e envolvendo as crianças no processo de escolha dos alimentos e preparo das refeições”, destaca a especialista.
No consultório, os casos mais comuns são de crianças e adolescentes com sobrepeso, seletividade alimentar e dislipidemias, comumente conhecidas como gordura no sangue. Paula ressalta a importância de ouvir o que a criança ou adolescente tem a dizer e buscar estratégias que cada um consiga cumprir, respeitando a individualidade e o tempo de cada um. Além de incentivar e mostrar os benefícios de uma alimentação saudável e variada, é importante também destacar a importância de ter uma rotina de sono regular, ingestão hídrica adequada e praticar atividades físicas que sejam prazerosas para cada paciente.
Manter uma alimentação saudável desde cedo é um investimento para a vida toda. “Uma alimentação adequada contribui para o bom funcionamento do organismo, prevenção de doenças e melhora a qualidade de vida, proporcionando mais energia e disposição para as atividades diárias. Portanto, é fundamental que os pais e responsáveis orientem e incentivem as crianças e adolescentes a terem hábitos saudáveis desde cedo”, finaliza a nutricionista.