Série Coronavírus: não se esqueça da segurança no home office

Se você está trabalhando de casa, temos uma pergunta para você: já parou para pensar em sua segurança? O isolamento domiciliar é essencial para nos protegermos contra o Coronavírus e evitarmos a sua transmissão, mas é preciso atenção em casa para garantir que o home office ocorra de forma tranquila e segura para todos. Pois é justamente sobre isso que vamos tratar neste conteúdo.

Nossa primeira orientação é que você se certifique se que o ambiente está adequado para o trabalho remoto. Afinal, sem um local apropriado e os equipamentos certos, dificilmente você conseguirá fazer suas tarefas com segurança, pois haverá maiores chances de tropeçar em fios ou cabos de computador, por exemplo. Assim, o ideal é trabalhar em uma mesa, sentando em uma cadeira que auxilie sua postura.

Além disso, não é só porque você está em casa que a bagunça precisa reinar. O espaço de trabalho precisa estar organizado, sem objetos jogados, pendurados ou espalhados pelo cômodo. Aqui, uma dica é alertar as crianças da casa para não deixarem brinquedos no chão e nem em móveis no seu ambiente de trabalho, o que vai prevenir possíveis colisões e quedas.

Conheça outras orientações para garantir a sua segurança no home office:

• não ligue vários aparelhos em um mesmo ponto e evite sobrecarregar tomadas, extensões e benjamins. Essa ação evita curto circuitos e incêndios;

• se um fio de um equipamento eletrônico ou de uma instalação estiver desencapado, encape-o imediatamente para se prevenir contra choques e outros acidentes;

• ainda falando em eletricidade, lembre-se de que ela não combina com água. Por isso, mantenha as tomadas e instalações elétricas longe de fontes de água;

• vai fazer uma ligação? Faça isso sentado em uma cadeira para evitar se distrair. Ao falar ao telefone enquanto caminha pela casa, você pode colidir com algum móvel e se machucar.

Se estamos falando de segurança, não podemos nos esquecer de algo muito importante e que precisa ser protegido: suas informações e as da empresa. Nesse caso, utilize um bom antivírus em seu computador, altere e proteja suas senhas e guarde o notebook em um lugar seguro ao final do expediente.

Por fim, aquelas dicas de praxe para garantir o bem-estar e a produtividade ao trabalhar em casa: faça pausas frequentes, alongue-se, beba bastante água, alimente-se bem e mantenha uma postura adequada enquanto estiver sentado!