Série Coronavírus: É hora de redobrar os cuidados com a saúde da mente

O afastamento social em tempos de Coronavírus pode não ser tarefa fácil. Sabemos que essa é uma das orientações para prevenir a disseminação da doença, mas para quem está trabalhando em regime de home office e está em em casa para evitar a transmissão da COVID-19, é fundamental manter o equilíbrio emocional.

Ter em mente que a condição atual não é definitiva é o primeiro passo para manter a tranquilidade. Além disso, é importante encontrar atividades físicas e manuais que possam ser realizadas em casa para aliviar o desconforto e preencher o tempo.

Além de buscar fazer algo que proporcione prazer a você, como ler um bom livro, ouvir sua banda favorita ou maratonar a série do momento, é importante buscar práticas que mantenham seu corpo bem-disposto, como alongamentos, exercícios e cursos online. Afinal, a inatividade e o confinamento podem acabar prejudicando sua saúde emocional.

E não é só porque você está em casa que deverá esquecer seus compromissos e desequilibrar a agenda, pois estabelecer uma disciplina é essencial. Não é à toa que a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) orienta: você deve respeitar seus horários de alimentação, de sono e tentar organizar uma rotina saudável mesmo em casa, evitando assim a quebra de hábitos e possíveis tensões que poderiam se transformar em gatilhos para transtornos mentais.

Confira algumas dicas para cuidar de sua saúde psicológica durante os períodos de isolamento:

• evite buscar informações em excesso, pois isso pode deixá-lo em alerta constante e impedir que você relaxe;

• nada de ter pensamentos vitimistas ou negativos – este momento não é uma punição, mas sim, uma contribuição para o bem-estar de todos;

• deixe as perspectivas individualistas de lado. Outras pessoas estão passando pela mesma situação que você e, portanto, o apoio mútuo e a empatia são muito importantes;

• reinvente suas interações sociais, buscando fazer contato com amigos e familiares por telefone, vídeos-chamadas e aplicativos de conversa.

Não se esqueça: o momento pede o distanciamento físico, mas é imprescindível cuidar de sua mente para que ela não seja dominada pelo sentimento de solidão. Cuide-se!