Série Coronavírus: Saiba quanto tempo o Coronavírus sobrevive em uma superfície

O novo Coronavírus, responsável pela doença conhecida como COVID-19, é transmitido pelas secreções respiratórias de uma pessoa infectada, quando ela expele gotículas ao falar, espirrar ou tossir.

A transmissão também ocorre quando o indivíduo tosse ou espirra com a mão na boca e, em seguida, toca em alguma superfície, como uma maçaneta, por exemplo. Assim, se uma pessoa saudável tocar o objeto contaminado e levar a mão até a boca, nariz ou olhos, ela também pode se contaminar com o Coronavírus.

O que muita gente vem se perguntando é qual é o tempo de vida do vírus fora do corpo humano, o que poderia ajudar a prevenir a doença e impedir sua transmissão. E a resposta para essa questão acaba de ser descoberta por pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia: a vida do Coronavírus varia de acordo com a superfície, mas em plástico e aço pode ser de até três dias.

O estudo, divulgado na revista científica “New England Journal of Medicine” no dia 17 de março, constatou ainda que o vírus sobrevive por 4 horas em superfícies de cobre e 40 minutos em poeira, enquanto no papelão ele se desintegra em menos de um dia – portanto, nada de se preocupar com os pacotes que chegam pelo correio.

Se você entrar em contato com uma superfície contaminada nos períodos de sobrevida do vírus, há risco de contaminação. No entanto, é bom ficar atento: os dados relacionados ao novo Coronavírus estão sendo revistos continuamente e, portanto, novas informações podem ser descobertas a qualquer momento.

Independentemente do prazo de vida do vírus nas superfícies, os cuidados para evitar o risco de transmissão permanecem os mesmos: higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel 70%, cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar e evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas. Não se esqueça ainda de ficar em casa e evitar sair ao máximo, pois o isolamento é imprescindível para que a doença não se alastre entre a população.

ALÔ CEMIG SAÚDE

Se você percebeu os sintomas da COVID-19, ligue para o Alô Cemig Saúde – 0800 772 8988. Você será atendido por um profissional de saúde que esclarecerá suas dúvidas, e, se necessário orientar sobre a necessidade de procurar seu médico ou uma clínica de referência ou sobre os tratamentos para ter em casa.