Série Coronavírus: Dicas de como higienizar o interior do seu carro e reduzir os riscos

Manter o carro limpo e higienizado diminui o risco de contágio do Coronavírus. Mas afinal, como fazer isso de forma correta?

Um estudo feito nos Estados Unidos apontou que a parte mais suja e contaminada por bactérias e fungos em um carro, é o volante. Por isso, ele deve receber atenção especial na limpeza.

Para quem utiliza o veículo no trabalho ou transporta outras pessoas e usa lixinhos portáteis, também é bom ficar atento. O ideal é esvaziá-lo diariamente, principalmente se houver lenços de papel com secreções de olhos, boca e nariz, que podem conter vírus.

Confira dicas para manter seu carro livre do coronavírus:

1. Higienize a parte interna do carro com aspirador, limpe os bancos com produtos específicos, focando na sujeira que acumula nas costuras e dobras;

2. Sempre que possível, mantenha higienizado com álcool em gel 70% os seguintes locais: maçanetas, câmbio, botões de vidros e retrovisores e principalmente o volante e a tela multimídia, além da alavanca do freio de estacionamento.

3. Deixar um frasco de álcool em gel em um local de fácil acesso para você utilizar ao entrar no veículo;

4. Ao entrar no carro, limpe as mãos usando álcool em gel 70%. Ao sair e antes de fechar a porta, faça a mesma coisa.

5. Ao transportar alguém no veículo, pedir que as mesmas medidas de higienização sejam tomadas: limpar as mãos com álcool, ao tossir e espirrar usar um lenço e descartar esse material rapidamente em um lixo sem tocá-lo;

6. Bancos e carpetes podem ser limpos com produtos do tipo spray com alvejantes ou amoníaco. No entanto, eles são eficazes apenas se aplicados e removidos com um segundo pano seco. Do contrário, vírus e bactérias podem resistir à superfície.

7. Procurar manter a ventilação natural é o indicado, evitando o ar condicionado e fechar os vidros.

Lembre-se: nesse período, fique em casa e evite sair. Use o carro somente se necessário.

ALÔ CEMIG SAÚDE

Se você percebeu os sintomas da COVID-19, ligue para o Alô Cemig Saúde – 0800 772 8988. Você será atendido por um profissional de saúde que esclarecerá suas dúvidas, e, se necessário orientar sobre a necessidade de procurar seu médico ou uma clínica de referência ou sobre os tratamentos para ter em casa.