Estou com sintomas de resfriado ou gripe. Preciso fazer exames para detectar se estou com Covid-19?

Para evitar exposição desnecessária ao Coronavírus, o beneficiário Cemig Saúde deve primeiro fazer contato com o Alô Cemig Saúde 0800 772 8988 caso apresente sintomas de resfriado ou gripe. Ele será atendido por um profissional de saúde, que irá avaliar, tirar dúvidas e, se necessário, direcionar para o Conexão Saúde ou uma clínica de referência na sua região. A partir do relato do paciente, o médico decidirá sobre a necessidade de se fazer o teste para Covid-19.

Atualmente, a recomendação das autoridades sanitárias é que sejam testados apenas os pacientes com sintomas da COVID-19 e que tenham tido contato com alguém infectado ou que tenham viajado para uma região onde há transmissão da doença. O teste só pode ser feito com solicitação médica. Segundo o Ministério da Saúde e especialistas, o exame para detecção do coronavírus não deve ser feito de forma indiscriminada, ao primeiro sintoma clínico.

ATENÇÃO: Não é recomendado procurar atendimento em unidades de pronto atendimento sem que haja sintomas de alerta (febre alta, falta de ar, dores intensas), a fim de evitar exposição à contaminação.