Confira informações atualizadas sobre o Coronavírus

No último domingo, dia 8, o Ministério da Saúde confirmou mais seis novos casos do novo Coronavírus. Um caso foi confirmado em Minas Gerais, um em Alagoas e outro no Rio de Janeiro; já em São Paulo foram três casos novos. Além disso, há 633 casos prováveis no país.

A COVID-19, doença provocada pelo novo Coronavírus, já fez mais de 90 mil vítimas em todo o mundo, a maior parte na China, que reúne cerca de 90% dos casos. No entanto, há registros recentes em outros países. No Brasil, atualmente, são 25 infectados.

Não há motivo para pânico: as chances de que você contraia a doença dependem apenas se você mora ou viajou recentemente para países com transmissão ativa do vírus ou se teve contato com alguém que viajou para esses locais e apresenta os sintomas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos são leves e apresentam sintomas parecidos com o da gripe comum, atingindo principalmente idosos com doenças crônicas.

No entanto, sabemos que o temor pela situação é compreensível. Por isso, elaboramos este conteúdo com informações atualizadas para que você tire suas dúvidas e entenda quais são os riscos da doença.

Ainda não há vacinas ou medicamentos específicos

Até o momento, os pacientes estão recebendo apenas cuidados para aliviar os sintomas. Somente pessoas com os sintomas mais graves devem ser hospitalizadas. Possíveis tratamentos, vacinas e medicamentos estão sendo investigados.

Países com casos de COVID-19

O Ministério da Saúde está monitorando 16 países onde há pessoas que contraíram a COVID-19: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Nada de desespero se entrar em contato com pessoas que estiveram em países afetados

Se a pessoa não apresenta nenhum sintoma, não há necessidade de fazer exames. O vírus só é detectado quando os sintomas aparecerem.

Fique atento se tiver uma viagem marcada ao exterior

O Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC – Centers for Disease and Prevention), dos Estados Unidos, recomenda que viagens para China, Coreia do Sul, Irã e Itália sejam evitadas, enquanto para o Japão o ideal é adiar a viagem. Não há restrições para outros países, mas é essencial evitar o contato com pessoas doentes e higienizar as mãos com frequência seja onde você estiver.

Procure atendimento médico caso tenha viajado para uma área afetada

Se você esteve em um país com epidemia da COVID-19 nos últimos 14 dias e apresentou febre, tosse ou dificuldade para respirar, procure atendimento médico imediatamente, entrando em contato com o serviço de saúde antecipadamente para avisar sobre seu quadro. Além disso, evite contato com outras pessoas, não utilize o transporte público e tussa ou espirre em seu antebraço, e não em suas mãos.

Para quem a máscara é indicada

Se você não apresenta sintomas da COVID-19, não há necessidade de utilizar a máscara médica. A OMS recomenda que ela seja usada apenas por quem apresenta sintomas – para evitar a contaminação de outras pessoas – e para quem está cuidando de alguém doente.

Formas de proteção

Os cuidados são semelhantes aos adotados para evitar a gripe:

• Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel 70%.

• Ao tossir ou espirrar, faça isso em seu antebraço, e não em suas mãos. Essa prática evita a contaminação.

• Evite tocar em seus olhos, boca e nariz caso suas mãos não estejam higienizadas.

• Mantenha distância de pessoas que estejam tossindo ou espirrando.

• Procure um serviço médico caso apresente sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar.