Conheça os principais cuidados com bebês prematuros

Quando um bebê nasce antes de completar 37 semanas, ele é considerado prematuro. As complicações e a taxa de sobrevida variam de acordo com a idade gestacional, indo dos pouco prematuros, com cerca de 36 semanas de gestação, até os extremos, nascidos antes de 28 semanas.

Não pense que os bebês prematuros são incomuns – no Brasil, mais de 12% dos nascimentos ocorrem antes de 37 semanas, o que representa cerca de 340 mil bebês prematuros todos os anos, segundo estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para acabar de vez com suas dúvidas e preocupações, preparamos este post com os principais cuidados com os bebês que nascem cedo demais. Acompanhe!

Quando um bebê prematuro pode sair do hospital?

A alta hospitalar dos pequenos nessa situação varia de acordo com diversos fatores, já que eles podem estar sendo monitorados por problemas específicos. No entanto, a temperatura, os batimentos cardíacos e a respiração são alguns aspectos que devem estar constantes. Além disso, é necessário a realização de testes como exames auditivos, dos olhos e o teste do pezinho, e o bebê precisa ganhar peso, sendo possível alimentá-lo.

O bebê pode receber visitas quando chegar em casa?

Limitar as visitas pode parecer difícil, já que você quer compartilhar sua alegria de finalmente levar o bebê para casa. No entanto, é algo essencial para protegê-lo. Como a criança esteve no hospital por semanas, às vezes com um peso muito baixo, as visitas devem ser restringidas por algum tempo. Para saber o prazo recomendo, pergunte ao seu médico. E lembre-se: antes de segurar um recém-nascido, especialmente um prematuro, é essencial lavar bem as mãos e higienizá-las com álcool.

Até quando a criança deve receber acompanhamento médico?

O acompanhamento deve ser contínuo. Afinal, as visitas ao médico são uma fonte de apoio imprescindível para a família e representam uma educação valiosa – portanto, deve ser algo constante nos primeiros meses de vida e ao longo de toda a infância, quando os riscos da prematuridade tiverem passado.

O Ministério da Saúde indica que as consultas sejam feitas na primeira semana de vida e, em seguida, no 1º, 2º, 4º, 6º, 9º, 18º e 24º mês. Já após os dois anos de idade, as consultas de rotina devem ser anuais, próximas ao mês de aniversário da criança.

Os prematuros têm um calendário diferenciado de vacinação?

Sim. Os bebês prematuros seguem um calendário de vacinação específico, orientado pelo pediatra e seguindo a idade cronológica da criança. A vacinação deve ocorrer inclusive para bebês prematuros hospitalizadas, devendo ser adiada apenas caso haja condições de saúde instáveis, infecção generalizada ou distúrbios infecciosos ou metabólicos.