Conheça 5 cuidados essenciais para a saúde da mulher

Você sabia que, em 2015, mais de 300 mil mulheres morreram por complicações durante a gravidez e o parto no mundo? E que 87 mil mulheres morreram em todo o mundo vítimas de feminicídio em 2017? Esses números mostram o quanto a atenção à vida é algo imprescindível entre as mulheres, sendo algo a ser colocado em prática constantemente através de ações que garantam a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar.

Diante da necessidade de pensar sobre isso, preparamos este post com 6 cuidados primordiais para a saúde da mulher, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Vamos conferir?

1. Procure seu médico de referência
O diagnóstico precoce é uma das principais formas de evitar que diversos tipos de doenças, como um câncer, por exemplo, evoluam para casos mais graves, reduzindo assim as chances de complicações que podem levar à morte.

Na hora de identificar os sinais e sintomas de um problema em seu estágio inicial, é muito importante que você faça todos os exames e procedimentos indicados pelo seu médico de referência. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da maior parte das doenças.

2. Pratique hábitos saudáveis
Uma boa alimentação pode diminuir os riscos de complicações durante a gravidez, como a obesidade e o colesterol alto. O mesmo vale para os exercícios físicos, que protegem as futuras mamães contra diversas doenças. Por isso, é muito importante que as grávidas cuidem da alimentação, consumindo principalmente alimentos in natura, e pratiquem algum tipo de exercício ao menos três vezes por semana.

3. Cuide de sua saúde mental
Depressão, ansiedade, estresse, transtornos alimentares e insônia são problemas mentais sérios e encontrados com frequência entre as mulheres. Afinal, elas estão mais expostas a diversos tipos de violência, como doméstica, sexual, física e psicológica, além de muitas vezes viverem uma jornada dupla de trabalho.

Assim, é necessário ficar de olho na saúde mental das mulheres e procurar identificar qualquer sintoma psíquico precocemente. Caso observe algum sinal, relate-o ao seu médico de referência para que ele oriente sobre a abordagem mais adequada.

4. Vivencie uma gravidez saudável
Contar com práticas sexuais saudáveis, uma gestação tranquila, um acompanhamento pré-natal adequado e uma boa recuperação após o parto é muito importante para que as mulheres tenham melhores condições para vivenciar essa etapa da vida com plenitude. As consultas de pré-natal são essenciais e, de acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que sejam feitas ao menos seis consultas antes do nascimento.

5. Proteja-se contra ISTs
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) não são um problema apenas dos homens, mas de todos os gêneros. Elas podem ser causadas por vírus, bactérias e microrganismos e são transmitidas, principalmente, pelo contato sexual sem o uso de preservativo – podendo ocorrer também da mãe para o filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação.

Para vivenciar a sexualidade de forma segura, evitando doenças e uma gravidez indesejada, o uso do preservativo é essencial, tanto o masculino quanto o feminino.

6. Busque ajuda em caso de violência
Não importa a classe social, etnia, orientação sexual ou idade – a violência afeta mulheres independentemente de sua situação, atingindo seu direito à vida, à integridade física e à saúde. As mulheres que estão nessa condição devem buscar pessoas de sua confiança e pedir ajuda pelo número 181, a Central de Atendimento à Mulher.

Depois de conferir este post, deu para perceber que você pode sempre contar com seu médico de referência no caso de qualquer problema com sua saúde física ou mental, não é mesmo? Para saber mais sobre o assunto, acesse o Blog Viva+ e confira uma matéria completa sobre a importância desse profissional!