Uma xícara cheia de benefícios

Aquele cafezinho que você toma todas as manhãs pode trazer mais benefícios do que você imagina. Pesquisadores da Universidade Técnica Chalmers, na Suécia, descobriram que consumir a bebida coada contribui para a prevenção do diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença. A informação foi divulgada no Journal of Internal Medicine.

Diferentemente das outras formas de preparar o grão, o café coado tem um grande diferencial: quando você filtra a bebida, algumas substâncias que podem ser prejudiciais em grandes quantidades – como os diterpenos – são capturadas no filtro. Assim, é possível ter na xícara apenas os elementos que vão trazer benefícios para a saúde.

A quantidade de café filtrado consumido diariamente também se reflete na saúde. Para se ter uma ideia, quem bebe entre duas e três xícaras por dia tem 60% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2 em relação a quem bebe apenas uma xícara. Mas não se esqueça: tudo em excesso faz mal e, portanto, é essencial consumir o café de forma moderada, seja qual for a sua forma de preparo.

Outros benefícios do café
É comum encontrar pessoas que busquem no café um efeito estimulante, e isso não é por acaso. A bebida realmente ajuda o organismo a ficar mais ativo e a afastar o sono e o cansaço, principalmente graças à cafeína. A substância é capaz de estimular o sistema nervoso central, melhorando o estado de alerta e influenciando na capacidade de aprendizado.

Outro grande benefício da bebida mais consumida no mundo é sua capacidade de afastar problemas cardíacos. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, quatro doses diárias de café podem reduzir em até 11% o risco de insuficiência cardíaca. O motivo para isso é a presença de polifenóis, que combatem radicais livre no organismo e ajudam a reduzir o colesterol ruim.

E mais: o café acelera o metabolismo e a queima de gordura. Isso acontece porque a cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, diluindo as células de gordura e as liberando para o sangue. Mas é sempre bom lembrar que a bebida não é consumida em quantidade suficiente para, sozinha, garantir o emagrecimento.