Saúde na tela

Se os programas de TV que tratam de alimentos saudáveis e nutritivos são os preferidos de seu filho, saiba que essa é uma ótima notícia. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa norte-americana divulgada no Journal of Nutrition Education and Behavior (em português, Jornal de Educação e Comportamento Nutricional).

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram um experimento com 125 crianças, com idades entre 10 e 12 anos, dividindo-as em grupos: enquanto metade dos pequenos assistiu a um programa de culinária com alimentos saudáveis, a outra metade viu uma programação com comidas que não são benéficas à saúde. Após o estudo, foi identificado que os jovens do primeiro grupo tiveram duas vezes mais chance de comer alimentos saudáveis.

Assim, foi possível perceber que, ao adquirir um maior conhecimento sobre o consumo de frutas e legumes, as crianças foram influenciadas positivamente a ingerir esse tipo de alimento, o que poderia até mesmo ser levado para a fase adulta.

Mas é claro que hábitos de alimentação saudável não serão adquiridos exclusivamente na TV – afinal, apostar em alguns truques é essencial para quem quer fazer as crianças adotarem um cardápio balanceado. Confira algumas dicas:

  • capriche na apresentação dos pratos, pois alimentos coloridos e decorados chamam mais a atenção;
  • invista em alimentos pequenos, como os charmosos mini legumes. Assim, as crianças sentirão que o prato foi preparado especialmente para elas;
  • cozinhe com seu filho e envolva-o na escolha do cardápio da semana;
  • nada de oferecer primeiro o alimento de que a criança mais gosta. O ideal é, antes de tudo, dar os itens que ela tem mais resistência, já que nesse momento ela estará com fome;
  • deixar as frutas e legumes em lugares acessíveis da cozinha, ou até mesmo lavados e picados na geladeira, também pode estimular bons hábitos alimentares.