Conheça 6 hábitos que aumentam a disposição

Muitos fatores podem comprometer a disposição e deixar você com menos energia para encarar as tarefas ao longo do dia. No entanto, alguns hábitos podem melhorar a concentração e ajudar você a aproveitar melhor a rotina, deixando a sonolência e o cansaço bem longe. Quer saber quais são esses hábitos? Continue a leitura e confira 6 dicas que vão fazer a diferença!

1. Capriche no café da manhã
Para ter mais foco e atenção no dia a dia, os cuidados começam já no café da manhã – esta primeira refeição deve conter ao menos 25% do valor energético total do dia. Assim, é muito importante dispensar alimentos com alto índice glicêmico, que podem causar uma queda súbita da glicose e comprometer sua concentração, como doces, pães, biscoitos recheados e bolos. O mesmo vale para alimentos gordurosos, que exigem um trabalho maior da digestão.

E quanto ao café da manhã perfeito? Ele deve reunir um cardápio variado com itens como frutas, cereais integrais, iogurte natural, peito de peru, queijo branco, entre outros.

2. Beba bastante água
Imprescindível para melhorar a disposição física e mental, uma boa hidratação faz toda a diferença no dia a dia. O ideal é beber dois litros de água por dia. Já na hora das refeições, a dica é ingerir até 200ml de líquidos, pois mais do que isso pode diluir o suco gástrico, prejudicando a eficiência digestiva.

3. Movimente-se
Uma caminhada de 10 minutos pode deixar você alerta e atento por mais tempo, já que a atividade fornece mais oxigênio para cérebro e músculos e garante que eles fiquem estimulados. Seja após acordar ou depois do trabalho, alguns minutos de corrida ou caminhada trazem diversos benefícios e podem até mesmo eliminar o estresse.

4. Dê um descanso aos olhos
Quem trabalha constantemente no computador ou lendo algum documento sabe que, hora ou outra, a fadiga acaba aparecendo. E o pior: com os olhos cansados, a sensação de corpo cansado e sonolência também aumenta. A dica é reservar alguns momentos do dia para relaxar, tirando os olhos do trabalho.

5. Respire fundo
Esta pode parecer uma dica simples, mas dificilmente você a está colocando em prática. Afinal, não estamos falando apenas de deixar o ar entrar e sair do corpo. A dica é, durante os momentos de estresse, inspirar lentamente contando até quatro, prender a respiração por dois segundos e expirar contando novamente até quatro.

Além de aumentar os níveis de oxigênio do sangue, a respiração profunda regula a pressão sanguínea, reduz a frequência cardíaca e melhora a circulação, garantindo um alto desempenho mental.

6. Saia da rotina
Você sabia que sair da rotina traz diversas vantagens ao seu bem-estar? Para isso não é necessário viajar para longe ou gastar uma grande quantidade de dinheiro – basta investir em pequenas mudanças. Isso é o suficiente para estimular novas conexões cerebrais, fenômeno conhecido como neuroplasticidade, que contribui para deixar sua mente mais alerta. Para isso, vale visitar lugares diferentes, fazer um trabalho voluntário, meditar ou até mesmo encontrar os amigos e se desligar das redes sociais.

Agora que você já sabe como aumentar a sua disposição, que tal conferir outras dicas importantes para o seu corpo? Visite o Blog Viva+ e conheça 6 alimentos bons para a memória!