Como fugir das ISTs no Carnaval

Para aproveitar o Carnaval de forma consciente e livre de qualquer preocupação, é muito importante que você não se esqueça da saúde. Afinal, o que não falta na festa são situações propícias para a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como relações sexuais desprotegidas com múltiplos parceiros, abuso de drogas ilícitas e uso de banheiros coletivos.

O que são ISTs?

O termo DST foi amplamente utilizado no Brasil para se referir às Doenças Sexualmente Transmissíveis, mas recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu usar a sigla IST, que diz respeito à mesma condição, mas com significado um pouco diferente: Infecção Sexualmente Transmissível.

Uma das causas que motivaram essa mudança foi o fato de uma doença pressupor a presença de sinais e sintomas evidentes, enquanto nas infecções não existem necessariamente manifestações. Em grande parte das condições sexualmente transmissíveis, o indivíduo infectado não apresenta sinais e sintomas, como no caso do HPV, embora existam casos em que há manifestações por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

A principal forma de transmissão das ISTs é através de contato sexual sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A falta de diagnóstico e de tratamento pode evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Como se prevenir contra as ISTs?

O uso do preservativo em todas as relações sexuais é a maneira mais prática e eficaz de se proteger contra as ISTs – e disso ninguém tem dúvidas. O que muitos não se atentam é a forma correta de usá-lo.

Como uma IST pode ser contraída apenas pelo contato íntimo dos órgãos genitais, é de extrema importância usar o preservativo do início ao fim do ato sexual, incluindo as preliminares. Fazer uso do preservativo apenas durante a penetração NÃO previne ISTs. Se você tem problemas com a camisinha, existem as que não são feitas de látex e que são mais finas. O uso da pílula do dia seguinte e do anticoncepcional podem até evitar uma gravidez indesejada, mas é o preservativo que protege contra a transmissão das ISTs.

A informação é uma grade aliada do combate às infecções sexualmente transmissíveis, e você pode ser um multiplicador dela. Quanto mais pessoas conhecerem as diversas maneiras de contágio sexual, maior será a capacidade de prevenção e combate precoce das ISTs, evitando suas consequências.

Uso de drogas x ISTs
No período de festas, as pessoas exageram na ingestão de álcool e abusam do uso de drogas, tendo um aumento de atividades sexuais sem preservativos com múltiplos parceiros e ficando expostas a todos os tipos de riscos.

O consumo excessivo de álcool e drogas ilícitas parece atribuir poderes ilimitados às pessoas e, ilusoriamente, dão a sensação de suprir tudo o que desejam, tornando-as invulneráveis a quaisquer riscos, sofrimentos e imunes ao perigo. Porém, isso não é verdade. Por isso, aproveite a festa de forma saudável e consciente e evite as consequências que os excessos e a embriaguez podem trazer.

Lembre-se: dificilmente uma IST pode ser vista a olho nu. Sem os cuidados adequados, você pode contrair infecções e se expor a diversos riscos à saúde. Curta o Carnaval com consciência!