Saiba mais sobre o consumo de álcool e drogas no Brasil

O 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, divulgado em 2019 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revela que 2,3 milhões de brasileiros apresentaram critérios para dependência de álcool nos 12 meses anteriores à pesquisa.

Para chegar a esse número, foram ouvidos aproximadamente 17 mil brasileiros, com idades entre 12 e 65 anos. Confira outros dados relevantes do levantamento:


46 milhões de pessoas (cerca de 30% da população) consumiram ao menos uma dose de álcool nos 30 dias anteriores à entrevista;

  • 14% dos homens dirigiram após consumir bebida alcoólica nos 12 meses anteriores, contra 1,8% das mulheres;
  • 0,7% das pessoas se envolveram em acidentes de trânsito enquanto estavam sob o efeito de álcool;
  • 4,4 milhões de pessoas afirmaram ter discutido com alguém sob efeito de álcool nos 12 meses anteriores;
  • 7,7% da população já usou maconha ao menos uma vez na vida;
  • 0,6% das pessoas afirmaram ter consumido analgésicos opiáceos e 0,4% recorreram a tranquilizantes benzodiazepínicos, de forma não prescrita ou diferente do recomendado por um médico.

Quais são os reflexos do uso de álcool e drogas?

Ansiedade, depressão, déficit de memória e transtorno de personalidade são algumas das principais consequências para quem se expõe ao uso excessivo de substâncias. Na infância e adolescência, esses problemas podem se agravar e contribuir para a perda de rendimento escolar e retardo no desenvolvimento de habilidades e de aprendizado.

E mais: pessoas que abusam de álcool e drogas tendem a apresentar comportamentos de risco, como relações sexuais sem proteção, aumentando as chances de uma gravidez precoce e a exposição a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Como se prevenir contra o vício?
Muitas drogas causam dependência no indivíduo de forma rápida, como cocaína, tabaco e opióides, o que significa que utilizá-las apenas uma vez já é um comportamento de alto risco. Assim, a melhor forma de prevenção é não experimentar.

Como buscar ajuda?
O apoio da família é essencial no processo de tratamento de uma pessoa que tenha problemas com álcool ou drogas. Entendendo que este é um caminho difícil e que as recaídas são comuns, procure ajuda médica sem demora – o tratamento é multidisciplinar e envolve diversos profissionais, como psiquiatras e psicólogos.